Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o poder de compra

Autores

  • Eduardo Gomes da Silva Universidade Metropolitana de Santos. UniCesumar
  • Deivison Augusto dos Santos Domingues UniCesumar
  • Victor Viní­cius Biazon UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.36560/14420211252

Palavras-chave:

Clientes, Marketing, Varejo.

Resumo

O comportamento do consumidor não é algo estático, ou seja, ele pode ser alterado segundo a situação a qual está inserido. Atualmente, é possível encontrar consumidores que são influenciados no momento da compra por diversas variáveis e fatores motivadores, que interferem diretamente no processo de decisão de compra e nos hábitos de consumo. O presente estudo tem como objetivo, compreender os diferentes fatores que influenciam o poder de compra. Para isso, foi analisado o perfil dos consumidores no mercado varejista de roupas no Município de Santos, SP, através de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de questionários e revisão bibliográfica.

Referências

CHURCHILL JR., et al. Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

DUAILIBI, R.; SIMONSEN, J. R. H. Criatividade & Marketing. 1 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2005.

ENGEL, J. F.; et al. Comportamento do Consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A, 2000.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GEPHART, J. R., ROBERT P. Qualitative Research and the Academy of Management Journal. From the Editors. Academy of Management Journal, 2004, Vol. 47, No. 4, 454-462.

GORDON, I. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Futura, 2001.

HONORATO, G. Conhecendo o Marketing. 1 ed. São Paulo: Manole, 2004.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

PINHEIRO, R. M, et. al. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Rio de Janeiro. Ed.: FGV, 2006, p. 21.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

ROCHA, L. C. Orientação para Clientes. Rio de Janei¬ro: Senac Nacional, 2004.

ROESCH, M.A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. Trad. Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SCHIFFMAN, L. G; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

da Silva, E. G., Domingues, D. A. dos S., & Biazon, V. V. . (2021). Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o poder de compra. Scientific Electronic Archives, 14(4), 52–59. https://doi.org/10.36560/14420211252

Edição

Seção

Education/Teaching