Acupuntura na redução dos sinais e sintomas de ansiedade em estudantes: uma revisão sistemática

Autores

  • Bianca Sousa Brito Almeida Centro Universitário de Patos
  • Maria Alice Ferreira Farias Centro Universitário de Patos
  • Hellen Luana da Nobrega Diniz Centro Universitário de Patos
  • Andreza Maria Lima Maia Centro Universitário de Patos
  • Polliana Peres Cruz Carvalho Centro Universitário de Patos
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos

DOI:

https://doi.org/10.36560/15420221528

Palavras-chave:

Terapia por acupuntura, Transtornos de ansiedade, Saúde do estudante

Resumo

A ansiedade é a segunda maior causa de transtornos psíquicos entre os estudantes, o que pode prejudicar o desempenho acadêmico e interesse em fazer tarefas, ou ainda, diminuir o entusiasmo com o curso. Portanto, objetivou-se analisar, por meio de uma revisão de literatura, a prática da acupuntura no controle de transtornos de ansiedade em estudantes, quando comparada a nenhum tratamento. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Portal Capes (n=1), Medical Publisher (Pubmed) (n=1), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) (n=1) e Science Direct (n=2). Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Acupuncture" AND "Anxiety" AND "Students". A qualidade metodológica dos cinco artigos utilizados foi avaliada pelo sistema GRADE. Os tipos de intervenções utilizadas foram a acupuntura auricular (n=2; 40%), a acupuntura simples em determinados pontos (n=2; 40%) e a acupuntura de couro cabeludo (20%). Verificou- se eficácia dos métodos de acupuntura usados na redução da ansiedade em 80% dos estudantes avaliados. Concluiu-se que estratégias terapêuticas de acupuntura auricular, acupuntura simples e acupuntura em couro cabeludo podem sim ser eficazes na redução significativa da ansiedade e dos seus sintomas em estudantes, principalmente antes dos exames avaliativos. Quanto aos efeitos adversos registrados, eles não foram considerados de alta gravidade quando comparados aos benefícios.

Referências

AMORIM, D. et al. Acupuncture and electroacupuncture for anxiety disorders: A systematic review of the clinical research. Complementary Therapies in Clinical Practice. Vol. 31, p. 31–7, 2018.

BAESSO, C.A.M et al. The effect of acupuncture on exam anxiety in medical students: a randomized crossover study. Revista Internacional de Acupuntura. Vol. 13, n.2, p. 43–8, 2019.

BAZARGANIPOUR, F. et al. The effect of applying pressure to the LIV3 and LI4 on the symptoms of premenstrual syndrome: A randomized clinical trial. Complementary therapies in medicine [Internet]. Vol. 31, p. 65–70, 2017.

BERGDAHL, L. et al. Auricular acupuncture versus cognitive behavioural therapy in the discontinuation of hypnotic drug usage, and treatment effects on anxiety, depression and insomnia symptoms − a randomised controlled study. European Journal of Integrative Medicine. Vol.16, p.15–21, 2017.

DONG, G. et al. Scalp acupuncture for sleep disorder induced by pre-examination anxiety in undergraduates. World Journal of Acupuncture - Moxibustion. 2018 Sep;28(3):156–60.

FLECKENSTEIN, J. et al. Effects of single-point acupuncture (HT7) in the prevention of test anxiety: Results of a RCT. Plos One. Vol.13, n.8, 2018.

GUO, T. et al. Electroacupuncture and Cognitive Behavioural Therapy for Sub-Syndromal Depression among Undergraduates: A Controlled Clinical Trial. Acupuncture in Medicine. Vol.34, n.5, p.356–63, 2016.

KLAUSENITZ, C. et al. Auricular Acupuncture for Exam Anxiety in Medical Students—A Randomized Crossover Investigation. Plos One. Vol. 11, n.12, 2016.

LYU, J. et al. The effect of three-circle post standing (Zhanzhuang) qigong on the physical and psychological well-being of college students. Medicine. Vol.100, n.24, 2021.

LEÃO, A.M. et al. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira De Educação Médica. Vol. 42, n.4, p. 55-65, 2018.

SCHULTZ, G. et al. Auricular acupuncture vs. progressive muscle relaxation and no intervention for exam anxiety in medical students – A randomized controlled trial with non-randomized condition. Brain Stimulation. Vol. 10, n. 2, p.431, 2017.

USICHENKO, et al. Auricular Stimulation vs. Expressive Writing for Exam Anxiety in Medical Students – A Randomized Crossover Investigation. Plos One. Vol.15, n.8, 2020.

VIEIRA, A. et al. Clinical effect of auricular acupuncture in anxiety levels of students prior to the exams: A randomized controlled trial. European Journal of Integrative Medicine. Vol.20, p.188–92, 2018.

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Almeida, B. S. B. ., Farias , M. A. F. ., Diniz, H. L. da N. ., Maia, A. M. L. ., Carvalho, P. P. C., & Sousa, M. N. A. de . (2022). Acupuntura na redução dos sinais e sintomas de ansiedade em estudantes: uma revisão sistemática. Scientific Electronic Archives, 15(4). https://doi.org/10.36560/15420221528