Resumo
Considerando a educação como um dos fatores para a promoção da saúde, devemos ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático. O objetivo desta pesquisa foi analisar e avaliar o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio nos conceitos e nas informações que trazem sobre a micologia. Foram analisados 12 livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio, sendo oito livros de volume único apresentando todo programa das três séries do ensino médio, e quatro livros seriados correspondentes ao segundo ano do ensino médio. Observa-se uma melhor abordagem ao longo das adições, mas é preciso construir sempre novas ferramentas de ensino da micologia.
Referências
- Aalmeida, L.L. Análise do conteúdo de zoologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. (2006). Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Ciências Biológicas, Centro de Ensino Superior, Juiz de Fora – MG.
- Aamaral, I.A.; Amorin, A.C.R.; Megid Neto, J.; Serrão, S.M. (1999). Algumas tendências de concepções fundamentais presentes em coleções didáticas de ciência de 5a. a 8a. séries. In: II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Valinhos: ABRAPEC.
- Bardin, L. (2000).Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
- Bastos, H.F.B.N.; Aalmeida, M.A.V.; Aalbuquerque, E.S.C. ; Mayer, M. e Lima, J.M.F. (2003). Modelização de situações-problema como forma de exercer ações interdisciplinares em sala de aula. XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, UFS,
- Beltrán Nunez, I; Ramalho, B. L.; Silva, I.K.P.; Campos, A.P.N. (2003). A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. o caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación.
- Bizzo, N. (1997). Intervenções alternativas no ensino de Ciências no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6. Anais... São Paulo, p. 94-99.
- Bizzo, N. (2002). Reflections upon a national program assessing Science textbooks: what is the importance of content in Science education? IOSTE SYMPOSIUM, 10. Proceedings... Foz do Iguaçu, p. 710-720.
- Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação,2002.