Water social technologies: case study of the cistern project in a school in the municipality of Barbalha, Ceará

Autores

  • A. B. Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
  • O. P. Lopes-Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). http://orcid.org/0000-0002-4632-695X
  • F. R. F. Feitosa Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • C. T. F. Costa Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • G. S. Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
  • A. I. S. Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

DOI:

https://doi.org/10.36560/1262019932

Palavras-chave:

water scarcity, public policies, semi-arid, sustainability.

Resumo

Rainfall in the regions of the northeastern semiarid region presents a poor spatial and temporal distribution. Thus, to minimize the effects of water scarcity, water social technologies were adopted through public policies. The objective of this work was to evaluate, through the case study technique, the potential of the cistern project in the school involving the promotion of water sustainability. The research was developed at the Elementary School Coronel Gregório Callou, located in the municipality of Barbalha, Ceará. It was possible to verify how the water social technologies have the potential to change the water reality of a region, particularly in rural areas, being an effective alternative for the water supply of populations suffering from long periods of drought. The cistern project in the school assumes remarkable relevance, since it corresponds to the improvement in the access to an essential service that is the quality of the water, through the capture and storage of rainwater. 

 

Biografia do Autor

A. B. Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutoranda em Engenharia Agrícola com área de concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC-FUNCAP (2011-2013). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos. Tem experiência em Climatologia, Recursos Hídricos, Tecnologia Social Hídrica e Desenvolvimento Rural.

O. P. Lopes-Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Mestrando em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Ãgua pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) (Conceito 5 pela CAPES). Especializando em Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Revisor de Periódicos: International Journal of Environment and Waste Management (IJEWM), Engenharia na Agricultura (REVENG), Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (RMETG), Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RVADS), Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (RAMA), Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG), Irriga (IRRIGA) e Acta Tecnológica (ACTA). Membro do Conselho Consultivo da Revista PUBVET e do Conselho Editorial da Revista Agrária Acadêmica (RAA). Desenvolve pesquisas na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia de Ãgua e Solo, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos e Ciências Ambientais.

F. R. F. Feitosa, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Graduando em Bacharelado em Direito na Universidade Regional do Cariri (URCA).

C. T. F. Costa, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1993), especialização em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora Associada e pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vinculada aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA) e Pós-Graduação em Engenharia Civil - Recursos Hídricos (DEHA/UFC). Exerceu de 2013 a 2015 o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Campus do Cariri de 2006 a 2013, onde exerceu os cargos de Vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012. Líder do Grupo de Pesquisas Tecnologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente na Região do Cariri/CE. Atualmente é Professora Associada (Nível 2) da UFCA com atuação na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação hidrológica, contaminação por derivados de petróleo, água subterrânea e qualidade de água, vulnerabilidade de aquíferos, sustentabilidade e segurança hídrica, tecnologia social, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental.

G. S. Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutoranda em Engenharia Agrícola com área de concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestra em Solos e Qualidade de Ecossistemas com área de concentração em Manejo e Qualidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tecnóloga em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu (IFCE). Atua principalmente nas seguintes áreas: Irrigação e Drenagem, Manejo e Conservação de Ãgua e Solo, Manejo de Bacias Hidrográficas, Qualidade de Ãgua, Geoquímica Ambiental e Extensão. Possui experiência em Laboratório de Análises de Ãgua e Solos e Tecidos Vegetais.

 

A. I. S. Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad Hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Co-orientador e membro de Projetos de Iniciação Científica e Pesquisa (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio, além de coordenação em Projeto Institucional. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Ãgua (NASQA) e da UNESP: Biopolímeros e Subprodutos Microbianos (BSM). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e Compõe o Quadro de Avaliadores do Comitê Científico na área de Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientação em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC). Atuando na área de Educação à Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Química e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÃXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do corpo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em rede nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Sousa, A. B., Lopes-Sobrinho, O. P., Feitosa, F. R. F., Costa, C. T. F., Silva, G. S., & Pereira, A. I. S. (2019). Water social technologies: case study of the cistern project in a school in the municipality of Barbalha, Ceará. Scientific Electronic Archives, 12(6), 37–42. https://doi.org/10.36560/1262019932

Edição

Seção

Ciências Agrárias

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