Adaptação de dosadores elétricos para distribuição precisa de fertilizantes com adubadora microtratorizada

Autores

  • Jusimara Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Welington Gonzaga do Vale Universidade Federal de Sergipe
  • Edson Patto Pacheco Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Aurélio Lima Barreto Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Adilson Machado Enes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36560/14620211284

Palavras-chave:

dosador de fertilizante, arduino.

Resumo

O presente trabalho trata da adaptação de motores elétricos e eletrônica arduino em uma adubadora microtratorizada para distribuição precisa de fertilizantes com equipamentos de pequeno porte e baixa potência. O sistema de aplicação de fertilizante do protótipo projetado conta com um sistema controlador capaz de atuar na velocidade de rotação do motor de acionamento do dosador a partir dos dados enviados pelo operador via Bluetooth, e assim, aplicar de maneira controlada o fertilizante no solo. O microcontrolador usado foi o Arduino uno que coordena os dispositivos e realiza a manipulação dos dados obtidos, além de um circuito ponte H para controle dos motores elétricos. O mecanismo dosador utilizado foi do tipo helicoidal “rosca sem fim” construído em impressora 3D e conexões em PVC para os tubos de descarga. Com o protótipo pronto foram realizados ensaios de distribuição com atuador elétrico em laboratório para validação do dosador. A equação de calibração foi determinada por meio de dados estatísticos obtidos com os testes realizados para calibração. Com o fim do trabalho pode-se concluir que o sistema de dosadores é um equipamento de pequeno porte e de fácil operação e com custo acessível para pequenos e médios produtores.

Referências

BALASTREIRE, L. A. Máquinas agrícolas. 1. ed. São Paulo: Manole, 1987. 307p.

FRANCETTO, T. R. et al. Mecanismos dosadores de sementes e fertilizantes presentes nas semeadoras-adubadoras de precisão no brasil. In: X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CLIA/CONBEA. Londrina - PR, 5.p, 2012.

GARCIA, Angel Pontin et al. Desenvolvimento de um sistema de controle eletro-mecânico para dosador de fertilizantes. 2007.

KHAN, Nazmuzzaman et al. GPS Guided Autonomous Navigation of a Small Agricultural Robot with Automated Fertilizing System. SAE Technical Paper, 2018.

QUEIRÓS, Leonardo Ribeiro et al. Análise das possibilidades e tendências do uso das tecnologias da informação e comunicação em

Agricultura de Precisão. Embrapa Informática Agropecuária-Capítulo em livro científico (ALICE), 2014.

RASIA, Antonio. Projeto conceitual de dosador a taxa variável com acionamento elétrico 1. conceptual design of a variable rate doser ith electric operation. 2017.

XU, Taosheng et al. A novel variable rate fertilization system based on the Android platform. In: 2015 IEEE International Conference on Progress in Informatics and Computing (PIC). IEEE, 2015. p. 395-398.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Santos, J. A. ., Vale, W. G. do ., Pacheco, E. P. ., Barreto, A. L. ., & Enes, A. M. (2020). Adaptação de dosadores elétricos para distribuição precisa de fertilizantes com adubadora microtratorizada. Scientific Electronic Archives, 14(6). https://doi.org/10.36560/14620211284

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.