Remoção de fosfatos e reutilização de água: atividades para o ensino e aprendizagem de Ciências numa perspetiva de Educação Ambiental

Autores

  • Mafalda Mendes Nunes Vaz Direção Geral da Educação/Clube Ciência Viva na Escola (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.36560/15420221483

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Reutilização da água. Águas residuais. Fitorremediação. Zonas húmidas construídas.

Resumo

A Educação para a água é essencial para a sua preservação, pois o consumo deste recurso aumentou bastante nos últimos anos, especialmente na agricultura. As águas residuais tratadas podem ser reutilizadas na rega agrícola, o que permite rentabilizá-la e reciclar os nutrientes que permanecem após o seu tratamento, diminuindo-se também a necessidade de fertilizantes sintéticos, cuja escassez irá aumentar nos próximos anos. Neste contexto, e envolvendo os alunos a construção do seu conhecimento e na reflexão sobre estes temas, desenvolveu-se um projeto com atividades laboratoriais sobre fitorremediação e reutilização da água. Participaram cinquenta e oito alunos do Ensino Básico e a recolha de dados sobre os seus conhecimentos e progressos, fez-se através de interações verbais diretas e através da aplicação de um inquérito, antes e após a realização das atividades. Conclui-se que o projeto teve um impacto bastante positivo na sensibilização e no nível de conhecimento dos alunos sobre os temas abordados

Referências

Adewumi, J. R., Ilemobade, A. A. & Van Zil, J. E. (2010). Treated wastewater reuse in South Africa: Overview, potencial and challenges. Resources, Conservation and Recycling, 55, 221 231.

APHA (2005). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 21 ed. Washington, USA : American Public Health Association.

Bdour, A. N., Handi, M. R. e Tarawneh, Z. (2009). Perspectives on sustainable wastewater treatment technologies and reuse options in the urban areas of the Mediterranean region. Desalination, 237, 162-174.

Derevenskaia, O. (2014). Active Learning Methods In Environmental Education of Students. Procedia. Social and Behavioral Sciences, 131, 101-104.

Grassi, M. T. (2001). Águas do planeta Terra. Química Nova na Escola, edição especial de Maio, 31-40.

Guan, B., Yao, X., Jiang, J., Tian, Z. & An, S. (2009). Phosphorus removal ability of three inexpensive substrates: Physicochemical properties and application. Ecological Engineering, 35, 576-581.

Kadlec, R. H. & Wallace, S. D. (2009). Treatment Wetlands. 2 ed. Boca Raton: CRC Press.

Leite, R. F. & Rodrigues, M. A. (2001). Environmental Education: considerations about the practice of Chemistry teachers group. Ciência & Educação, 17(1), 145-161.

Palese. A. M., Pasquale, V., Celano, G., Figliuolo, G., Masi, S. & Xiloyannis, C. (2009). Irrigation of olive groves in Southern Italy with treated muicipal wastewater: Efects on microbiological quality of soils and fruits. Agriculture, Ecosystems and Environment, 129, 43-51.

Valentim, L. & Santana, L. C. (2010). Teachers` conceptions and practices on environmental education in a public school. Ciência & Educação, 16(2), 387-399.

Vohla, C., Kõiv, M., Bavor, H.J., Chazarenc, F. & Mander, Ü. (2011). Filter materials for phosphorus removal from wastewater in treatment wetlands-A review. Ecological Engineering, 37, 70-89.

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Vaz, M. M. N. . (2022). Remoção de fosfatos e reutilização de água: atividades para o ensino e aprendizagem de Ciências numa perspetiva de Educação Ambiental. Scientific Electronic Archives, 15(4). https://doi.org/10.36560/15420221483

Edição

Seção

Educação/Ensino