Aprendizagem baseada em equipes como estratégia educacional em cuidados paliativos no ensino superior: um relato de experiência

Autores

  • Patrícia Reis de Souza Garcia Universidade Federal do Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop
  • Pamela Juara Mendes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.36560/15220221494

Palavras-chave:

Metodologia. Ensino, aprendizagem ativa, cuidados paliativos, enfermagem

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever a experiência da aplicação da estratégia de ensino Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), em um Curso de Graduação em Enfermagem, além de compartilhar os pormenores da construção desta metodologia e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem sobre a temática de Cuidados Paliativos. Foi utilizado como referencial teórico-prático para aplicação da ABE o artigo publicado por Bollela e colaboradores em 2014. Os resultados obtidos com o uso da ABE no ensino de Cuidados Paliativos no Ensino Superior reforçam que a construção do aprendizado é muito mais efetiva quando somam-se os saberes do coletivo, e demonstra assim o real valor do trabalho em equipe. Ademais, esta estratégia permitiu aos alunos a construção do próprio aprendizado, voltado para autonomia, reflexão, problematização e trabalho em equipe, princípios essenciais para uma assistência em Cuidados Paliativos de excelência.

Referências

ALMEIDA, M.E.B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ARANTES, A.C.Q. A morte é um dia que vale a pena viver | Ana Claudia Quintana Arantes | TEDxFMUSP [Internet], 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ep354ZXKBEs

BASEI, A. P. Os processos de ensino e aprendizagem na educação física escolar: possibilidades, necessidades e desafios na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Lecturas, Educación Física y Deportes (Buenos Aires), Vol. 13, n. 122, p. 1, 2008.

BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu). Vol. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BOLLELA, V.R., SENGER, M.H., TOURINHO, F.S.V., AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto). Vol. 47, n. 3, p. 293-300, 2014.

BORGES, T.S., ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Vol. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

CARVALHO, R.T., PARSONS, H.A. Organizadores. Manual de Cuidados Paliativos ANCP. 2ª ed. São Paulo: s. n.; 2012.

FERRELL, B., MALLOY, P., MAZANEC, P., VIRANI, R. CARES: AACN'S - New competencies and recommendations for educating undergraduate nursing students to improve palliative care. Journal of Professional Nursing. Vol. 32, n. 5, p. 327–333, 2016.

HERMES, H.R., LAMARCA, I.C.A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 18, p. 2577-2588, 2013.

LLOYD-WILLIAMS, M., FIELD, D. Are undergraduate nurses taught palliative care during their training? Nurse Education Today. Vol. 22, n. 7, p. 589-592, 2002.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PIMENTA, S.G., ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. 4a ed. São Paulo: Cortez; 2010.

PINTO, A.S.S., BUENO, M.R.P., SILVA, M.A.F.A., SELLMAN, M.Z., KOEHLER, S.M.F. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, n. 15, 2012.

THE ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT LIMITED. The quality of death Ranking end-of-life care across the world, 2015.

VALENTE, J.A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial, vol.4, p. 79-97, 2014.

WHO (WORLD HEALTH ORGANIZATION). Expert Committee on Cancer Pain Relief and Active Supportive Care & World Health Organization. (‎1990)‎. Cancer pain relief and palliative care: report of a WHO expert committee [‎meeting held in Geneva from 3 to 10 July 1989]‎.

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Garcia, P. R. de S., & Oliveira, P. J. M. de . (2022). Aprendizagem baseada em equipes como estratégia educacional em cuidados paliativos no ensino superior: um relato de experiência. Scientific Electronic Archives, 15(2). https://doi.org/10.36560/15220221494

Edição

Seção

Educação/Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)