Análise do processo de ensino e aprendizagem sobre os fungos em livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Bruno Severo Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36560/15520221542

Palavras-chave:

Micologia, Livros, Ensino médio

Resumo

Considerando a educação como um dos fatores para a promoção da saúde, devemos ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático. O objetivo desta pesquisa foi analisar e avaliar o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio nos conceitos e nas informações que trazem sobre a micologia. Foram analisados 12 livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio, sendo oito livros de volume único apresentando todo programa das três séries do ensino médio, e quatro livros seriados correspondentes ao segundo ano do ensino médio. Observa-se uma melhor abordagem ao longo das adições, mas é preciso construir sempre novas ferramentas de ensino da micologia.

Referências

Aalmeida, L.L. Análise do conteúdo de zoologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. (2006). Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Ciências Biológicas, Centro de Ensino Superior, Juiz de Fora – MG.

Aamaral, I.A.; Amorin, A.C.R.; Megid Neto, J.; Serrão, S.M. (1999). Algumas tendências de concepções fundamentais presentes em coleções didáticas de ciência de 5a. a 8a. séries. In: II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Valinhos: ABRAPEC.

Bardin, L. (2000).Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bastos, H.F.B.N.; Aalmeida, M.A.V.; Aalbuquerque, E.S.C. ; Mayer, M. e Lima, J.M.F. (2003). Modelização de situações-problema como forma de exercer ações interdisciplinares em sala de aula. XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, UFS,

Beltrán Nunez, I; Ramalho, B. L.; Silva, I.K.P.; Campos, A.P.N. (2003). A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. o caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación.

Bizzo, N. (1997). Intervenções alternativas no ensino de Ciências no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6. Anais... São Paulo, p. 94-99.

Bizzo, N. (2002). Reflections upon a national program assessing Science textbooks: what is the importance of content in Science education? IOSTE SYMPOSIUM, 10. Proceedings... Foz do Iguaçu, p. 710-720.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação,2002.

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Gomes, B. S. . (2022). Análise do processo de ensino e aprendizagem sobre os fungos em livros didáticos do Ensino Médio. Scientific Electronic Archives, 15(5). https://doi.org/10.36560/15520221542

Edição

Seção

Educação/Ensino