Metodologias ativas: uma análise sobre seu uso e sobre a superação de desafios no Ensino Superior

Autores

  • Carlos Leandro Rodrigues dos Santos Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Gisele Silva Lira de Resende UniCathedral Centro Universitário
  • Gisele Rodrigues dos Santos Luz Escola Municipal Dona Sara Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.36560/14820211390

Palavras-chave:

Formação de professors, Inovação curricular, Práticas pedagógicas inovadoras, Protagonismo do aluno

Resumo

Muitas instituições de Ensino Superior atualmente vêm adotando Metodologias Ativas como práticas educativas inovadoras nos seus cursos, de modo que existe a necessidade de promover as discussões sobre o tema. O objetivo foi analisar e discutir os desafios e as potencialidades do uso de metodologias ativas no Ensino Superior, bem como a capacitação de professores para evitar possíveis situações prejudiciais à aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo teórico dentro de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Verificou-se que existe bastante informação sobre os benefícios das Metodologias Ativas, mas por outro lado, há uma limitada disponibilidade de informações sobre os desafios que os profissionais da educação podem encontrar ao adotá-las no Ensino Superior. As Metodologias Ativas, quando bem aplicadas, podem ser de grande proveito, se utilizadas no contexto correto, mas para isso, tanto a formação inicial como a continuada é de extrema importância nas instituições que almejam o uso de Metodologias Ativas de aprendizagem.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Santos, C. L. R. dos ., Resende, G. S. L. de ., & Luz, G. R. dos S. . (2021). Metodologias ativas: uma análise sobre seu uso e sobre a superação de desafios no Ensino Superior. Scientific Electronic Archives, 14(8). https://doi.org/10.36560/14820211390

Edição

Seção

Educação/Ensino