Indisciplina escolar na visão de alunos e professores: investigando concepções

Autores

  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop
  • Driéle Letícia Zoz Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop
  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop

DOI:

https://doi.org/10.36560/141020211423

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, processo de ensino e aprendizagem, concepções de professores e alunos

Resumo

A pesquisa apresentada tem como objetivo principal identificar concepções de alunos e professores sobre a indisciplina escolar e compreender sua implicação para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se configurou como uma investigação de abordagem qualitativa, na qual buscamos, através de questionários aplicados a 144 alunos e 12 professores, pertencentes à uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso, produzir dados referentes a problemática indisciplina nesse ambiente escolar. Os resultados obtidos através dos questionários dos alunos e professores evidenciaram que a indisciplina vem sendo entendida como um comportamento inadequado para o ambiente escolar, que atrapalha o processo de ensino e aprendizagem. Em relação as atitudes relacionadas à indisciplina, xingar o professor foi a mais listada pelos alunos, seguida por atos que atrapalham o processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, não participar da aula, conversas paralelas e não fazer a lição. Para os professores participantes da pesquisa um dos casos mais comuns de indisciplina em sala de aula é alunos inquietos, que não cooperam com o professor e que se mostram desinteressados. Em relação as atitudes tomadas diante dos alunos indisciplinados o que mais se destacou foi o diálogo entre professor e aluno. O fato que se deve levar em consideração é que o diálogo tem se configurado como o principal instrumento do professor no processo de ensino e aprendizagem, sendo que devemos sempre lembrar que em sala de aula nos deparamos com alunos que possuem suas particularidades e que o respeito a isso é o primeiro passo para amenizar o problema da indisciplina no espaço escolar, evitando com isso prejuízos ao processo de aprendizagem.

Palavras-chaves: Indisciplina escolar, processo de ensino e aprendizagem, concepções de professores e alunos.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ª ed. Joinville: Univille, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4101112/mod_resource/content/1/Anastasiou_Alves_Processos%20de%20Ensinagem.pdf. Acesso no dia 07 de maio de 2018.

AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 02, p. 01-16 jul/dez. 1998.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

ECCHELI, S. D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar. Curitiba: Ed. UFPR, n. 32, p.199-213. 2008.

GOLBA, M. A. M. Os motivos da indisciplina na escola: a perspectiva dos alunos. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do EDUCERE, Ivaiporã: Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale, 2009. p. 9832-9842.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 21-29, jan./abr., 2008.

LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

LEITE, A. L. F. Indisciplina no Processo Ensino-Aprendizagem. 2010. Monografia (Monografia do Curso de Pedagogia). Faculdade Cenecista de Capivari. Curso de Pedagogia. Capivari, 2010.

MÜLLER, J. L. Disciplina/Indisciplina no cotidiano escolar. 1ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

SANTOS, E. F.; GIROTTI, M. T. Indisciplina em sala de aula: o jogo como instrumento metodológico para uma possível solução de uma problemática. Trilhas Pedagógicas, v. 3, n. 3, Ago. 2013, p. 119-142.

TIBA, I. Disciplina: limite na medida certa. 83ª ed. São Paulo: Integrare, 2006.

VASCONCELLOS, C. S. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 18ª ed. São Paulo: Libertad, 2010.

VASCONCELLOS, C. S. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. 304 p.

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Trevisan, A. C. R., Letícia Zoz, D., & Paulo Trevisan, E. (2021). Indisciplina escolar na visão de alunos e professores: investigando concepções. Scientific Electronic Archives, 14(10). https://doi.org/10.36560/141020211423

Edição

Seção

Educação/Ensino