Gestão e participação social na Floresta Nacional do Assungui, Campo Largo - PR

Autores

  • Mariana Meira Micaloski Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre França Tetto Universidade Federal do Paraná
  • Mauricio Savi Faculdade Bagozzi
  • Luiz Francisco Ditzel Faraco Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

DOI:

https://doi.org/10.36560/151120221621

Palavras-chave:

Gestão participativa; Gestão eficaz; Unidade de conservação.

Resumo

A gestão participativa de uma unidade de conservação pode ser entendida como a coordenação equilibrada dos componentes técnicos, operacionais e dos recursos naturais da área e o gerenciamento desses componentes se faz juntamente com os atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a unidade de conservação. Avaliar a gestão participativa de uma unidade de conservação é analisar sua capacidade de executar as ações relacionadas com seus objetivos de conservação e preservação. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a gestão da Floresta Nacional do Assungui, utilizando como ferramenta a metodologia APAS, “Análise da Participação Social em Unidades de Conservação, elaborada para analisar a efetividade da gestão participativa, considerando os principais instrumentos de participação social previstos na Lei do SNUC, consulta pública, plano de manejo e conselho gestor. Os resultados mostraram que a unidade de conservação atingiu um percentual de 68,97% de efetividade de gestão, o que indica que a área possui uma gestão participativa moderadamente satisfatória, possuindo elementos mínimos para sua gestão, porém, com deficiências que dificultam o estabelecimento de uma base sólida para uma gestão participativa eficaz, o que pode ocasionar no descumprimento de alguns objetivos estabelecidos para a conservação da unidade.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm>. Acesso em: 09 fev. 2022.

CIFUENTES, M.; IZURIETA, A.; FARIAS, H. H. Medición de la efectividad del manejo de areas protegidas. WWF; IUCN; GTZ: Turrialba, Costa Rica, 2000.

DIAS, E. S. Conflitos socioambientais envolvendo as principais unidades de conservação do oeste paranaense. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA. 8. Anais... Viçosa: UFMG, 2009.

DRUMOND, M. A. Participação comunitária no manejo de unidades de conservação – manual de técnicas e ferramentas. Belo Horizonte: Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Sócio-Ambiental, 2002.

GOHN, M. G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Ed. Cortez, v. 84, 2001.

HOCKINGS, M.; STOLTON, S.; LEVERINGTON, F.; DUDLEY, N.; COURRAU, J. Evaluating effectiveness: a framework for assessing management effectiveness of protected areas. IUCN, Gland, Suíça, Cambridge, Reino Unido, 2006.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBio). Conselhos gestores de unidades de conservação federais. Brasília: Coordenação de Gestão Participativa, 2014.

______. Roteiro metodológico para elaboração e revisão de planos de manejo das unidades de conservação federais. Brasília: ICMBio, 2018.

______. Plano de manejo Floresta Nacional de Assungui. Brasília: ICMBio, 2019.

MARINELLI, C. E. De olho nas unidades de conservação: sistema de indicadores socioambientais para unidades de conservação da amazônia brasileira. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2011. 12. p.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). O desafio de garantir participação no complexo universo da gestão. Série Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação, v. 3. Brasília, 2015.

______. Instrumentos de gestão. 2020. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/instrumentos-de-gestao.html>. Acesso em: 09 abr. 2022.

MONTORO, A. F. Construir uma sociedade mais justa. In: CHALITA, G. Vida para sempre jovem. São Paulo: Siciliano, 1992.

NEIVA, A. et al. Lições aprendidas sobre participação social na elaboração de planos de manejo de unidades de conservação: comunidade de ensino e aprendizagem em planejamento de unidades de conservação. Brasília: WWF – Brasil, 2013.

TORTATO, M. A.; OLIVEIRA, T. G.; ALMEIDA, L. B.; BEISIEGEL, B .M. Avaliação do risco de extinção do Gato-marajá Leopardus wiedii (Schinz, 1821) no Brasil). Biodiversidade Brasileira, Brasília, v. 3, n. 1, p. 76 – 83, 2013.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da conservação. Londrina: Ed. Planta, 2001.

WWF-BRASIL; FUNDAÇÃO FLORESTAL, INSTITUTO FLORESTAL. RAPPAM: implementação da Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Florestal e da Fundação Florestal de São Paulo. WWF, Programa de Preservação da Mata Atlântica, Instituto Florestal de São Paulo, Fundação Florestal, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São Paulo, SP. 42p. 2004.

WWF-BRASIL. Ciclo de gestão de conselhos de unidade de conservação. Brasília: WWF-Brasil, 2016.

WATTS, J. E. M. Marxan.io user guide: a web app for systematic conservation planning. Australian Research Council Centre of Excellence for Environmental Decisions. The University of Queensland, 2016. 25p.

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Micaloski, M. M., Tetto, A. F. ., Savi, M., & Faraco, L. F. D. . (2022). Gestão e participação social na Floresta Nacional do Assungui, Campo Largo - PR. Scientific Electronic Archives, 15(11). https://doi.org/10.36560/151120221621

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)