A teoria histórico cultural de aprendizagem como proposta para o processo de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Autores

  • Cicero Rogerio Henrique Laluce Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Armando Marino Filho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36560/16220231736

Palavras-chave:

Palavras chaves: extensão rural, aprendizagem, teoria histórico cultural.

Resumo

A extensão rural sempre foi uma importante atividade para o processo de desenvolvimento do campo, levando os avanços da pesquisa para aprimoramento das atividades da agropecuária. Desde seu início se utilizou do mesmo projeto político-pedagógico das universidades para realização do processo de transmissão desses conhecimentos, fato esse, que acompanha a extensão até os dias de hoje e é o ponto central da discussão desse trabalho. Esses projetos político-pedagógicos não contribuíram para que a extensão efetivasse processos de ensino/aprendizado que tornassem os sujeitos do campo conscientes sobre a sua realidade e capazes de alterá-las de forma significativa em seu favor. Nesse trabalho de revisão bibliográfica com base no materialismo histórico dialético, buscou-se demostrar essa ineficiência e propor a teoria histórico cultural de aprendizagem como alternativa para amenizar esse problema.  Nessa proposta, a formação do pensamento conceitual com base no conhecimento cientifico contribui para que o indivíduo seja capaz não só de superar os problemas existentes da forma “moderna” de se fazer agricultura, mas proporcionar uma “educação” que adeque o homem a sua época e o prepare para os desafios do futuro.   

  

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Henrique Laluce, C. R., & Marino Filho , A. (2023). A teoria histórico cultural de aprendizagem como proposta para o processo de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil. Scientific Electronic Archives, 16(2). https://doi.org/10.36560/16220231736

Edição

Seção

Educação/Ensino