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Educação e Ensino
Publicado: 2022-10-31

Ensino e aprendizagem dos processos de divisão celular (mitose) para os alunos do 2º ano do ensino médio

Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade Estadual de Maringá
Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Células, Aprendizado, Discentes.

Resumo

Resumo: O trabalho objetivou-se em avaliar a importância da aula prática após a aula teórica, sobre a divisão celular (Mitose) para 30 alunos do 2° ano do ensino médio. O trabalho foi realizado no mês de março de 2019 no Laboratório Didático I, na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado (UNEMAT). A aula foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foi ministrado uma aula teórica sobre a divisão celular, ao término, aplicou-se um questionário, onde os alunos identificaram as imagens das células em divisão (Interfase, prófase, anáfase, metáfase e telófase). Na segunda etapa, foi feito uma prática com os alunos, com a visualização das células mitóticas de Allium cepa em microscópio óptico na objetiva de 40x. Nos resultados apurados dos questionarios, obteve-se dados estatísticos abaixo de 60% de acertos na identificação das células mitóticas usando somente a teoria. Já após a aula prática, os discentes obtiveram resultados acima de 80% de acertos para o mesmo questionário aplicado. Conclui-se que com a aula prática seguida da aula teórica obteve-se resultados mais satisfatório para o aprendizado dos alunos. Assim a didática envolvendo teoria e prática, é importante e recomendada para as aulas no estudo do ciclo celular.

Palavras-chave: Células, Aprendizado, Discentes.

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Como Citar

Neves, L. P. ., Macedo, W. de A., & Karsburg, I. V. (2022). Ensino e aprendizagem dos processos de divisão celular (mitose) para os alunos do 2º ano do ensino médio. Scientific Electronic Archives, 15(11). https://doi.org/10.36560/151120221610