Resumo
In the study, we aimed to demonstrate through a literature review, the main obstacles that permeate the introduction of Modern Phisics by teachers. For this reason, if made necessary a analisys, in official documents on whichs guidelines they bring to teachers on how to work the content covering the Modern Physics and the importance of this study for the students and, in Physics textbook about the approach of this theme, it was found that this exists, but, in a very basic. With respect to the difficulties to teach Physics proved that these are the most varied possible, with emphasis on lack of necessary instruction during their academic training for the approach in the classroom and research into the teaching of Science that do not contribute to the teaching practice. To help teachers are presented some teaching methods with the purpose of promoting a learning significantly more of the concepts of Modern Physics.
Referências
- ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de FÃsica: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de FÃsica, v. 25, n. 2, p. 176-194, jun. 2003.
- BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2015: fÃsica: ensino médio. – BrasÃlia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
- BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parte III. BrasÃlia: MEC, 2000b. DisponÃvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 06 nov. 2014.
- BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. BrasÃlia: MEC, 2002. DisponÃvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 25 nov. 2014.
- BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. BrasÃlia: MEC, 2006. DisponÃvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 18 dez. 2014.
- CARUSO, F.; FREITAS, N. FÃsica Moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.
- CAVALCANTE, M. A.; HAAG, R. Corpo negro e determinação experimental da constante de Planck. Revista Brasileira de Ensino de FÃsica, v. 27, n. 3, p. 343-348, 2005.
- DOMINGUINI, L. FÃsica Moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de FÃsica, v. 34, n. 2, 2012.
- EISBERG, R; RESNICK, R. FÃsica Quântica: Ãtomos, Moléculas, Sólidos Núcleos e PartÃculas. São Paulo: Elsevier Ltda, 1979.
- MARANDINO, M. A prática de ensino das licenciaturas e a pesquisa em ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, v. 20, n. 2, p. 168-193, ago. 2003.
- MEGGIOLARO, G. P.; BETZ, M. E. M. Ensino da radiação do corpo negro em sala de aula. In: IX ANPED SUL SEMINÃRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012. Caxias do Sul. Anais do IX Anped Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, 2012, p. 1-17.
- MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução de FÃsica Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência e Educação, v. 14, n. 3, p. 557-580, 2009.
- OGURI, V; CARUSO, F FÃsica Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2006.
- OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Atualização do currÃculo de FÃsica na escola de NÃvel Médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. Caderno Catarinense de Ensino de FÃsica, v. 18, n. 2, p. 135-151, ago. 2001.
- PARANHOS, R. R. G.; LOPEZ-RICHARD, V.; PIZANI, P. S. Lâmpada de Hg para experimentos e demonstrações de fÃsica moderna: introdução ao efeito fotoelétrico e outros tópicos. Revista Brasileira de Ensino de FÃsica, v. 30, n. 4, 2008.
- PENA, F. L. A.; RIBEIRO FILHO, A. Relação entre a pesquisa em ensino de FÃsica e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, v. 25, n. 3, p. 424-438, dez. 2008.
- PENA, F. L. A.; RIBEIRO FILHO, A. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de FÃsica: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicadas em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2009.
- REZENDE JR, M. F.; CRUZ, F. F. S. FÃsica Moderna e Contemporânea na formação de licenciandos em FÃsica: necessidades, conflitos e perspectivas. Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p. 305-321, 2009.
- REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em ensino de FÃsica: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, v. 22, n. 3, p. 316-337, dez. 2005.
- SILVA, C. A. S.; MARTINS, M. I. Analogias e metáforas nos livros didáticos de FÃsica. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, v. 27, n. 2, p. 255-287, ago. 2010.
- SOUZA, A. P. G. A FÃsica Moderna e Contemporânea nos cursos de Engenharia e na indústria: concepções de formadores e de engenheiros em atuação. Florianópolis, 2014, 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
- SOUZA, J. C. D. A inserção de temas relacionados à FÃsica Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD. Niterói, 2013, 76 p. Monografia (Graduação). Universidade Federal Fluminense, Instituto de FÃsica.
- STEFANOVITS, A. Ser Protagonista: FÃsica, 3º ano: Ensino Médio. 2ª edição, São Paulo: Edições SM, 2013.
- VALADARES, E. C.; MOREIRA, A. M. Ensinando FÃsica Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de FÃsica, v. 15, n. 2, p. 121-135, ago. 1998.
- ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.