Nursing as a profession: reflections on the conceptions of incoming academics about work and its precariousness.

Autores

  • L. M. S. Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-3759-6405
  • E. Caetano Edson Caetano Docente do Instituto de Educação Universidade Federal de Mato Grosso Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educa????o - GEPTE
  • S. R. O. Maier UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.36560/1142018530

Palavras-chave:

nursing, education, work, Precarious work, profession and academics

Resumo

Nursing since its inception carries design help, donations and vocation with its meaning, but this way of thinking idealized contrasts with the difficulties of effective worker nurse, who sells his labor power and is subject to the capitalist mode of exploitation thus ensuring their livelihoods. At any moment in history, the work takes different forms depending on the modes of production, and only human beings are able to create and recreate it. The aim of this paper was to analyze the conceptions that undergraduate nursing students have about the profession at the beginning of the course and relate these concepts to the precariousness of work in nursing. We used the field research methodology, with a qualitative approach, we conducted semi-structured interviews with incoming students in the undergraduate nursing course at a Federal Higher Education Institution (HEI), and the sample had a total of 9 interviewees, which were Analyzed through Content Analysis, and used historical dialectical materialism as a reference for discussion, since through a historical and social interpretation of reality we proceed to correlate these conceptions. Thus, the following results emerged: "care as nursing object of work" and "'improvisation or precarization of work in nursing?". As results it was possible to verify how the vocational and aid conception may be related to the difficulty of the workers in fighting for working conditions and the close perceived relation of the capitalist mode of production to the forms of precariousness of work in health . New studies should indicate the need to deepen the theme and thus make it possible to overcome the characteristic limits of this profession.

 

Biografia do Autor

L. M. S. Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem

Mestre em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005) e especialização em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde pelo Fierp/EERP - USP. Atualmente é professora do curso de graduação em enfermgem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop. Tem experiência na área de Cuidados ao Paciente Crítico e na Assistência Perioperatória e Controle de Infecção e Biosseguança. Temas de trabalho:Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IrAS) em serviços críticos/ Cuidados ao Paciente Crítico/ Movimentos Sociais e Educação com ênfase no Trabalho em saúde.

E. Caetano, Edson Caetano Docente do Instituto de Educação Universidade Federal de Mato Grosso Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educa????o - GEPTE

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Faz parte do conselho editorial das seguintes publicações: Polis Revista Latinoamericana, Revista Trabalho Necessário, Revista Brasileira de Educação do Campo e Revista de Educação do Vale do Arinos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do trabalho e Sociologia da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (Pesquisador Líder). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Produção Associada; Comunidades e Povos Tradicionais; Economia Popular e Solidária; Cultura do Trabalho; Reestruturação Produtiva e Relações Sociais de Gênero.

S. R. O. Maier, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Graduação em Enfermagem

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Enfermagem em Emergência e Urgência pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Professora Adjunto I na Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Universitário de Rondonópolis, com atuação na Graduação em Enfermagem e na Licenciatura Plena em Pedagogia. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Atenção Interdisciplinar em Saúde. Têm experiência na formação em nível médio em Enfermagem e assistência de Enfermagem voltada ao adulto em âmbito hospitalar, com ênfase em Controle de Infecção, Assistência Crítica e Perioperatória. No momento possui estudos voltados para área da educação e assistência ao paciente crítico.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

Andrade, L. M. S., Caetano, E., & Maier, S. R. O. (2018). Nursing as a profession: reflections on the conceptions of incoming academics about work and its precariousness. Scientific Electronic Archives, 11(4), 69–77. https://doi.org/10.36560/1142018530

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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