Didactic aspects of teaching knowledge: a case study in northeast semiarid schools

Autores

  • J. L. S. Oliveira Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado)
  • E. P. O. Almeida
  • E. Silva
  • L. L. S. Dantas

DOI:

https://doi.org/10.36560/1222019704

Palavras-chave:

Learning process, Teaching, Teaching knowledges

Resumo

This research aimed to evaluate didactic aspects related to knowledge and perceptions of teaching knowledge of public school teachers in the northeastern semi-arid schools. Data were collected in two public schools in the cities of Carnauba Dantas, Rio Grande do Norte and Patos, Paraíba. Teachers were interviewed (n = 12) by applying a questionnaire consisting of questions that focused on teaching knowledge that led to opt for teaching, which acquired knowledge by teaching experience and articulation of this knowledge covered in the plan and in the classroom. The interviewed teachers (83.3%) reported lack of knowledge of approaches to prepare and teach the lessons, preferring to adhere to traditional knowledge. However, 16.6% can articulate the knowledge to teaching practice, and 41.7% of teachers know and address in practice some of these knowledges. The vocation for the profession was one of the main reasons for choosing to be a teacher. Teachers lack teaching knowledge in pedagogical practice and many have traditional trends in the way of teaching. The insistence on traditional methods by teachers can influence the motivation of teachers to engage in its didactic, other knowledge.

Referências

ALENCAR, EMLS., FLEITH, DS. Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity. Estudos de Psicologia (Campinas) 33(3): 503-513, 2016.

BROSTOLIN, MR., OLIVEIRA, EAC. Educação infantil: dificuldades e desafios do professor iniciante. Interfaces da Educação 4(11): 41-56, 2013.

CALDEIRA, AMS. A Apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa 15(95): 5-12, 2013.

CRUZ, MGA., OKAMOTO, MY., FERRAZZA, DA. O caso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação: uma análise a partir do relato de pais e professores. Interface 20(58): 703-714, 2016.

CUNHA, E. R. Os Saberes Docentes ou Saberes dos Professores. Revista Cocar 1(2): 31-38, 2007.

FREITAS, DA., SANTOS, SEM., LIMA, LVS., MIRANDA, LN., VASCONCELOS, EL., NAGLIATE, PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface 20(57): 437-448, 2016.

FREITAS, RAMM., ROSA, SVL. Ensino desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação & Realidade 40(2): 613-627,2015.

GAUTHIER, C., MARTINEAU, S., DESBLENS, JF., MALO, A., SLMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. UNIJUÃ, Ijuí, RS. 480p. 1998.

GUERTA, RS., CAMARGO, CC. Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos. Ciência em Educação 21(3): 605-621, 2015.

HERBERTZ DH. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em Acesso em: 30 de Jun de 2018.

JUNGES, KS., BEHRENS, MA. Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educação em Revista 59: 211-229, 2016.

JUNIOR, GSS., GARIGLIO, JA. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação 19(59): 871-892, 2014.

MENDONCA, ET., COTTA, RMM., LELIS, VPC., JÚNIOR, PM. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface 19(53): 373-386, 2015.

MÜHL, EH. Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação. Educação & Sociedade 32(117): 1035-1050, 2011.

NOVOA, A. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora. 216p. 2000

NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote.158p.1995

PASQUALLI, R., CARVALHO, MJS. Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil. Ciência e Educação 22(2): 523-540, 2016.

PRADO, AS., OLIVEIRA, AMP., BARBOSA, JC. Uma Análise Sobre a Imagem da Dimensão Estrutural da Prática Pedagógica em Materiais Curriculares Educativos. Bolema 30(55): 738-762, 2016.

QUADROS, AL., PENA, DMB., FREITAS, ML., CARMO, NHS. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educação & Realidade 41(3): 889-910, 2016.

ROCHA, FAA., BARRETO, ICHC., MOREIRA, AEMM. Colaboração interprofissional: estudo de caso entre gestores, docentes e profissionais de saúde da família. Interface 20(57): 415-426, 2016.

RODRIGUES, JA. Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem. Revista Brasileira de Educação Médica 37(3): 333-346, 2013.

SILVA, MGM., MALHEIRO, JMS. Os saberes docentes para uma prática eficiente: a perspectiva do professor-formador em relação ao aluno-professor de matemática. Enciclopédia Biosfera 7(13): 1653-1663, 2011.

SOUZA, RV., LEAO, MBC. O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários. Ciência em Educação 21(4): 1049-1062, 2015.

Tardif M. Saberes docentes e formação profissional.17.ed. Petrópolis,RJ: Vozes. 328p. 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 328p. 2002

URZETTA, FC., CUNHA, AM. O. Análise de uma proposta colaborativa de formação continuada de professores de ciências na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Ciência em Educação 19(4): 841-858, 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Oliveira, J. L. S., Almeida, E. P. O., Silva, E., & Dantas, L. L. S. (2019). Didactic aspects of teaching knowledge: a case study in northeast semiarid schools. Scientific Electronic Archives, 12(2), 100–106. https://doi.org/10.36560/1222019704

Edição

Seção

Educação/Ensino