Rendimento de cana-de-açúcar e graus Brix em função de diferentes formas de adubação

Autores

  • Bruno Cesar Cardoso Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Amada Louise dos Santos Palavicini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Analu Mantovani Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Douglas Luiz Chiamolera Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcio Zilio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tamara Pereira Felicio Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36560/14420211265

Palavras-chave:

Cama de aves, fertilizante mineral., vinhaça

Resumo

A adubação na cultura da cana-de-açúcar mostra-se essencial para atingir uma boa produção, tendo em vista a exigência nutricional da planta. Reutilizar os recursos da propriedade rural é uma forma consciente, ecológica e econômica de repor os nutrientes do solo. Com esta idéia de reaproveitamento, a pesquisa experimental teve o objetivo de avaliar a aplicação de cama de aves, vinhaça e adubação mineral para o rendimento da cana de açúcar e do grau brix. O experimento foi conduzido em Lacerdópolis/SC, em uma área onde a cana foi plantada em 2017 e o experimento implantado em 2019, no segundo ano de cultivo da espécie no local. A pesquisa utilizou delineamento de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em testemunha, adubação com cama de aves, vinhaça (resíduo da fermentação alcoólica) e fertilizante mineral (9-33-12). A aplicação foi realizada em outubro de 2019 e durante o desenvolvimento da cana foram feitos os tratos culturais necessários. Quando a cana atingiu a maturação foi colhida manualmente e avaliado o diâmetro do colmo na base e ápice, peso dos colmos, volume em litros de caldo e graus brix, em unidades de medida. Todos os resultados obtidos foram submetidos a análise estatística. Entre as relações testadas, a adubação que se mostrou mais eficiente foi a cama de aves, tendo em vista o aumento significativo da produção.

Referências

ANJOS, Ivan Antônio dos; Efeitos da adubação orgânica e da época de colheita no efeito da adubação orgânica e da época de colheita na qualidade da matéria-prima e nos rendimentos agrícola e de açúcar mascavo artesanal de duas cultivares de cana-de-açúcar (cana-planta). 2007, APTA/IAC-SP.

BARBOSA, Eduardo A. A et. al.; Cana-de-açúcar fertirrigada com vinhaça via irrigação por gotejamento subsuperficial em três ciclos de cana-soca. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.17, n.6, p.588–594, 2013, Campina Grande, PB, UAEA/UFCG.

CARDOSO, I. M.; MANCIO, A. B; Conhecimento científico e popular na construção da ecologia. II Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável. Viçosa – MG: Impressa Universitária, 2010, v. 1, p. 259-269.

COMISSÃO DE FERTILIDADE DO SOLO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5. ed. Lavras, 1999. 359 p.

GUIMARAES, Geicimara; Cama de frango e esterco bovino na produção de cana-de açúcar. 2015. Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia.

MATSUOKA, S.; MARGARIDO, L. A. C.; LAVORENTI, N. A.; ELIAS JÚNIOR, R.; PINELL, D. M. Comportamento de variedades de cana-de-açúcar em um sistema orgânico de produção. In: CONGRESSO NACIONAL DA STAB, 8. 2002, Recife. Anais... Recife: [s.n.], 2002. p. 301-308.

OLIVEIRA, Mauro Wagner et. al. Nutrição mineral e adubação da cana de açúcar. São Paulo, 2002. Disponível em:<http://www.nutricaodeplantas.agr.br/site/downloads/unesp_jaboticabal/oliveira_cana_informeagropec.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2019.

SILVA, João Paulo Nunes da. SILVA; Maria Regina Nunes da. Noções da cultura da cana de açúcar. Inhumas, 2012. Disponível em: <http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ifgo/tecnico_acucar_alcool/nocoes_cultura_cana_acucar.pdf>. Acesso em: 16 de out. 2019;

SANTOS, Diego H. et al. Qualidade tecnológica da cana-de-açúcar sob adubação com torta de filtro enriquecida com fosfato solúvel. Revista Brasileira de Engenharia Agricola E Ambiental. Joao Pessoa Pb: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Ccsa, v. 15, n. 5, p. 443-449, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/40970>.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Cardoso, B. C., Palavicini, A. L. dos S., Mantovani, A., Chiamolera, D. L., Zilio, M., & Felicio, T. P. (2021). Rendimento de cana-de-açúcar e graus Brix em função de diferentes formas de adubação. Scientific Electronic Archives, 14(4), 37–41. https://doi.org/10.36560/14420211265

Edição

Seção

Agricultural Science

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)