Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado de baixo custo para monitoramento de patinagem em operações agrícolas mecanizadas

Autores

  • Mariana Dias Meneses Universidade Estadual Paulista
  • Welington Gonzaga do Vale Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno Javier Carozo Arze Universidade Federal de Sergipe
  • Marcos Vinícius de Souza Chaves Universidade Federal de Sergipe
  • Edson Patto Pacheco Pacheco Embrapa
  • Patrica de Azevedo Castelo Branco do Vale Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36560/141020211436

Palavras-chave:

Arduino, agricultura de precisão, sistema embarcado

Resumo

Cada vez mais competitivo, o agronegócio exige cada vez mais dos produtores rurais. Dessa maneira, o produtor rural, em busca de satisfazer um mercado mais exigente e com maior demanda, investe em tecnologias que reduzam os custos de produção, aumentem a produtividade e diminuam os impactos ambientais. Para isso, se torna mais comum o monitoramento e análise das atividades realizadas em todo o ciclo da cultura, principalmente quando envolvem o trabalho de máquinas e implementos. Atualmente, a utilização de sistemas embarcados tem sido uma solução para o monitoramento das atividades agrícolas, esses equipamentos são compostos em sua maioria por sensores e microcontroladores, apesar dos resultados positivos obtidos com os mesmos, alguns aspectos como alto custo e demanda de tempo para manuseio, dificultam a obtenção desses aparatos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e testar o Sistema de Aquisição Automática de Dados de Patinagem (SAADP). Os testes foram realizados na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e obtiveram resultados positivos quando comparados com o método ASAE (American Society of Agricultural Engineers), seu custo de produção foi baixo quando comparado a outros sistemas e seu manuseio simples e rápido.

Referências

AMERICAN SOCIETY OF AGRICULTURAL ENGINEERS (ASAE). 2003. Agricultural machinery management – ASAE Standards EP496.2 FEB03. St. Joseph: 367-372. ASAE.

ARDUINO. Arduino home page. Acesso em: 10 abril. 2020.

FRANTZ, U. G. Análise de desempenho em tração de rodado simples e duplo em um trator agrícola. 2011. 120 f. Tese de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

GOERING, C. E. et al. Tractions and transport devices. Off-Road vehicle engineering principles. Saint Joseph: ASAE, 2003. p. 351-382.

HERZOG, R. L. S. et al. Patinagem das rodas do trator em função da profundidade do sulcador e doses de resíduos sobre o solo na semeadura da soja. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2002, Salvador. Anais… Salvador: UFB, 2002.

LOURES, F. A. Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados utilizando plataforma Arduino para avaliação de patinagem em tratores agrícolas. Tese de mestrado - - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2017.

STALLINGS, W. Operating systems: internals and design principles. Boston: Prentice Hall, 2008. 800 p. < http://dinus.ac.id/repository/docs/ajar/Operating_System.pdf>

VALE, W. G. Desempenho operacional e energético de um trator agrícola durante as operações de roçagem, aração e semeadura. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2011.

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Dias Meneses, M., Vale, W. G. do ., Arze, B. J. C. ., Chaves, M. V. de S. ., Pacheco, E. P. P., & Vale, P. de A. C. B. do. (2021). Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado de baixo custo para monitoramento de patinagem em operações agrícolas mecanizadas. Scientific Electronic Archives, 14(10). https://doi.org/10.36560/141020211436

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)