Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
Educação e Ensino
Publicado: 2021-09-29

A formação do professor e a utilização de recursos para o ensino

Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
Formação do professor, Recurso, Ensino

Resumo

Este estudo propõe discutir pesquisas científicas a respeito dos recursos utilizados para o ensino de matemática nos contextos de aulas presenciais e remotas e da relação com a formação do professor. Para isso, reunimos pesquisas que discutem sobre a utilização de recursos em diferentes realidades escolares e sobre a importância de formações pedagógicas para o uso de recursos. Diante das pesquisas descritas, observamos que o objeto se torna um recurso para o professor à medida que o permite renovar sua atividade docente, assim, a noção de recursos vai além de recursos materiais e considera os socioculturais. Os estudos também apontam para a necessidade de explorar a transparência do recurso, que está ligada a intencionalidade do professor, para tornar visível o conteúdo matemático. Podemos destacar, a partir das pesquisas, que a utilização dos recursos trará contribuições à medida que sua utilização seja regida por objetivos pedagógicos alinhados aos conhecimentos matemáticos

Referências

  1. ADLER, Jill. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, v.3, p.205–224, 2000. Disponível em: <https://www.academia.edu/21770958/Conceptualising_resources_as_a_theme_for_teacher_education> Acesso em: 12 dez. 2020.
  2. ALMEIDA, Hélio Mangueira de. O uso de celulares, tablets e notebooks no ensino da matemática. REVEMAT.Florianópolis (SC), v.11, n. 2, p.318-327, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p318/33643> Acesso em 22 dez. 2020.
  3. ANDREETTI. Thaís Cristine. Gamificação de aulas de matemática por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Dissertação, Universidade Federal do Paraná, 2019. Disponível em <https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/60053/R%20-%20D%20-%20THAIS%20CRISTINE%20ANDREETTI.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 22 dez. 2020.
  4. ARTIGUE, M. The future of teaching and learning mathematics with digital technologies. In: HOYLES, C.; LAGRANGE, J.-B. (Org.). Mathematics Education and Technology-Rethinking theTerrain. [S.l.]: Springer US, 2010.
  5. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
  6. COSTA, Walber Christiano Lima da. MENEZES, Gabrielle Janaina Barros de. CARVALHO, Carla Cristina Coelho. LIMA, Valdineia Rodrigues Lima. Recursos didáticos no ensino de matemática: uma proposta na educação de surdos. Revista GPES - Estudos Surdos, Marabá-PA, v. 1, n. 1 (2018) – ISSN 2595-9832
  7. COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v.8, n.16 – 2015. Disponível em:<https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392/918> Acessoem 22 dez. 2020.
  8. FERREIRA, Leonardo Alves. CRUZ, Brasiliana Diniz da Silva. ALVES, Aureliano De Oliveira. LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Ensino de matemática e COVID-19: práticas docentes durante o ensino remoto. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 11, n. 2, 2020.
  9. LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – v. 11, n. 2, 2020.
  10. MIRANDA, Helena; ADLER, Jill. Re‐Sourcing Mathematics Teaching Through Professional Development. Pythagoras, n. 72, p. 14-26, 2010.
  11. MORGADO, Adriana Santos. Ensino da matemática: Práticas pedagógicas para a educação inclusiva. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC, 2013. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10962/1/Adriana%20Santos%20Morgado.pdf> Acesso em 22 dez. 2020.
  12. MACÊDO, Michela Caroline. MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Recursos para ensinar matemática em escolas do campo: perspectivas discentes. Revista On-line do CESED – Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento, v. 17, n. 26/27, janeiro a dezembro de 2016.
  13. Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains. [s.l.]: Armand Colin. Retirado em 20 de fevereiro, 2020, de: https://hal.archives- ouvertes.fr/hal-01017462

Como Citar

da Silva, R. M. ., & da Silva, R. S. . (2021). A formação do professor e a utilização de recursos para o ensino. Scientific Electronic Archives, 14(10). https://doi.org/10.36560/141020211459