Segregação socioespacial em Jataí: um olhar sob a perspectiva da apropriação do solo urbano

Autores

  • Eliardo Miranda Oliveira Universidade Federal de Rondonópolis
  • José Roberto Tarifa Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.36560/15620221546

Palavras-chave:

Segregação socioespacial. Apropriação. Espaço urbano. Jataí

Resumo

Diferentes são os estudiosos da área urbana que consideram a cidade enquanto uma formação coletiva, já que está é formada pelo conjunto, pela união dos mais diferentes grupos. No entanto, essa coletividade termina aí, já que esses grupos distintos tendem a se afastar cada vez mais dentro do espaço urbano, como ocorre em Jataí, que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais segregacionista em função de questões econômicas. Posto isso, buscou-se aqui entender essa ocorrência tendo em conta a apropriação do solo urbano e sua relação com a renda de seus cidadãos. As análises realizadas nos permitiram verificar que essa segregação imposta pela renda em jataí, acaba por direcionar grupos a habitar ou não algumas partes da cidade de acordo com seu poder aquisitivo. Assim, as regiões mais altas e com menor declividade são direcionadas a um público com um maior rendimento, enquanto as áreas mais baixas e com declividades mais acentuadas são voltadas para a população de baixa renda. Cabe ainda ressaltar que os bairros direcionados a população de classe média a alta se encontram em regiões mais centralizadas, que dispõe de maior infraestrutura no que diz respeito ao setor de serviços, enquanto a população de baixa renda reside em regiões mais carentes, precisando se deslocar para ter acesso a serviços públicos, bancários, entre outros.

Referências

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 4. ed. São Paulo: Átila, 2003.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. São Paulo: Petrópolis, 1983.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade? São Paulo: Brasiliense, 1995.

SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

SILVA, Márcio Rodrigues. Encontros e desencontros: Estudo do espaço urbano de Jataí (GO). 2005. 116f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia–GO, 2005.

SILVA, Márcio Rodrigues. Desvelando a cidade: segregação socioespacial em Jataí- GO. 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Estudos Sócio Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), 2009.

SILVA, Márcio Rodrigues da; OLIVEIRA, Eliardo Miranda. Cidade vazia: análise da ocupação urbana em Jataí (GO) no período de 1965 a 2016. In: PEIXINHO, Dimas Moraes; SOUSA, Marluce Silva (Orgs.) Reconfiguração do cerrado: uso, conflitos e impactos ambientais. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.

SOUZA, Natalli Adriane Rodrigues. Violência em Jataí: uma análise do período de 2013 a 2017. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Jataí (GO), 2019.

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Oliveira, E. M. ., & Tarifa, J. R. . (2022). Segregação socioespacial em Jataí: um olhar sob a perspectiva da apropriação do solo urbano. Scientific Electronic Archives, 15(6). https://doi.org/10.36560/15620221546