Benefícios e malefícios da suplementação com creatina

Autores

  • Kellen Carvalho Ataídes UniBras - Faculdade Rio Verde
  • Manoel Aguiar Neto Filho UniBras - Faculdade Rio Verde
  • Jacqueline da Silva Guimarães dos Santos UniBras - Faculdade Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.36560/151020221611

Palavras-chave:

Regeneração Muscular. Força. Amina. Exercício Resistido. Hipertrofia

Resumo

Os praticantes de esportes, visando aprimorar seus resultados e obter maior disposição para os treinos, estão constantemente buscando opções de suplementação alimentar. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender os efeitos da suplementação de creatina no organismo humano, enfatizando suas vantagens e desvantagens. A metodologia empregada foi revisão de literatura narrativa de estudos selecionados, a partir de buscas dos termos creatina e suplementação nutricional nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico e Pubmed; por meio de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Como suplemento nutricional, o efeito ergogênico mostra-se eficaz conforme o mecanismo de ação da substância no organismo. Outros usos da creatina podem ser avaliados como benéficos para atletas e no tratamento de enfermidades. Em suma, desde que o uso de creatina seja indicado e que a posologia seja respeitada, é considerado seguro pela maioria dos estudos, sem danos significativos nas circunstâncias analisadas, por outro lado, o uso indiscriminado representa riscos.

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

Ataídes , K. C. ., Aguiar Neto Filho, M., & dos Santos, J. da S. G. . (2022). Benefícios e malefícios da suplementação com creatina. Scientific Electronic Archives, 15(10). https://doi.org/10.36560/151020221611

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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