A teoria histórico cultural de aprendizagem como proposta para o processo de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.36560/16220231736Palavras-chave:
Palavras chaves: extensão rural, aprendizagem, teoria histórico cultural.Resumo
A extensão rural sempre foi uma importante atividade para o processo de desenvolvimento do campo, levando os avanços da pesquisa para aprimoramento das atividades da agropecuária. Desde seu início se utilizou do mesmo projeto político-pedagógico das universidades para realização do processo de transmissão desses conhecimentos, fato esse, que acompanha a extensão até os dias de hoje e é o ponto central da discussão desse trabalho. Esses projetos político-pedagógicos não contribuíram para que a extensão efetivasse processos de ensino/aprendizado que tornassem os sujeitos do campo conscientes sobre a sua realidade e capazes de alterá-las de forma significativa em seu favor. Nesse trabalho de revisão bibliográfica com base no materialismo histórico dialético, buscou-se demostrar essa ineficiência e propor a teoria histórico cultural de aprendizagem como alternativa para amenizar esse problema. Nessa proposta, a formação do pensamento conceitual com base no conhecimento cientifico contribui para que o indivíduo seja capaz não só de superar os problemas existentes da forma “moderna” de se fazer agricultura, mas proporcionar uma “educação” que adeque o homem a sua época e o prepare para os desafios do futuro.
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