Resumo
O comportamento do consumidor não é algo estático, ou seja, ele pode ser alterado segundo a situação a qual está inserido. Atualmente, é possível encontrar consumidores que são influenciados no momento da compra por diversas variáveis e fatores motivadores, que interferem diretamente no processo de decisão de compra e nos hábitos de consumo. O presente estudo tem como objetivo, compreender os diferentes fatores que influenciam o poder de compra. Para isso, foi analisado o perfil dos consumidores no mercado varejista de roupas no Município de Santos, SP, através de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de questionários e revisão bibliográfica.
Referências
- CHURCHILL JR., et al. Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.
- DUAILIBI, R.; SIMONSEN, J. R. H. Criatividade & Marketing. 1 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2005.
- ENGEL, J. F.; et al. Comportamento do Consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e CientÃficos, Editora S.A, 2000.
- GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
- GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- GEPHART, J. R., ROBERT P. Qualitative Research and the Academy of Management Journal. From the Editors. Academy of Management Journal, 2004, Vol. 47, No. 4, 454-462.
- GORDON, I. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Futura, 2001.
- HONORATO, G. Conhecendo o Marketing. 1 ed. São Paulo: Manole, 2004.
- KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.
- MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
- PINHEIRO, R. M, et. al. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Rio de Janeiro. Ed.: FGV, 2006, p. 21.
- RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
- ROCHA, L. C. Orientação para Clientes. Rio de Janei¬ro: Senac Nacional, 2004.
- ROESCH, M.A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
- SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. Trad. Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
- SCHIFFMAN, L. G; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.