Rede de correlações entre características de flor e de fruto do maracujazeiro-azedo
DOI:
https://doi.org/10.36560/14520211404Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir redes de correlação ponderadas, a fim de descobrir estruturas de correlação e padrões de ligação entre características de flor e fruto do maracujazeiro azedo. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Professor Eugênio Carlos Stieler, Tangará da Serra – MT. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizado com três repetições e cinco flores por parcela. Foram avaliadas 110 famílias de irmãos completo (FIC) provenientes do programa de melhoramento genético do maracujazeiro azedo da UNEMAT. Avaliaram-se os parâmetros de morfologia e morfometria floral, e características de fruto utilizando a rede de correlação de Pearson e os resultados foram submetidos ao teste “t” de Student. Os resultados da rede de correlação possibilitaram identificar com mais rapidez e facilidade o agrupamento de características e as correlações existente entre características da flor e do fruto de maracujazeiro. Também se observou que as características florais (Comprimento do nectário em relação às anteras, comprimento do nectário em relação ao estigma e comprimento do androginóforo) são os caracteres de maior correlação com características físicas dos frutos (Massa de fruto, peso de polpa e espessura de casca). As flores com estiletes totalmente curvos apresentam melhores resultados no processo de pegamento de frutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.
This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.