Resumo
A imunologia aborda o estudo do sistema imunológico, cuja função é a defesa do organismo contra agentes infecciosos, a partir da ação coordenada de células, moléculas e órgãos linfoides. A disciplina está presente nos cursos superiores das áreas da saúde e biológicas, bem como no ensino básico, nas aulas de biologia e ciências. Além disso, a imunologia faz parte do cotidiano das pessoas, com temas relacionados à educação em saúde, como a vacinação. Assim, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência das autoras no ensino de imunologia nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso — Sinop e, também, no ensino médio, com o desenvolvimento do projeto de extensão Imunologia nas Escolas. As experiências e reflexões apresentadas visam contribuir com o desenvolvimento de estratégias de ensino na área, principalmente devido a sua importância na promoção da saúde.
Referências
- Abbas, A. K., Lichtman, A. H., & Pillai, S. (2019). Imunologia celular e molecular. (9a ed.). (C. Reali et al., Trad.). Rio de Janeiro: Elsevier. (Obra original publicada em 2007).
- Berçot, F. F., Fidalgo-Neto, A. A., Lopes, R. M.; Faggioni, T., & Alves, L. A. (2013). Virtual immunology: software for teaching basic immunology. Biochemistry and Molecular Biology Education, 41(6), 377-383. https://doi.org/10.1002/bmb.20733
- Bollela, V. R., Senger, M. H., Tourinho, F. S. V., & Amaral, E. (2014). Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, 47(3), 293-300. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300
- Botelho, J. C., & Andrade, N. B. L. de. (2018). Análise do ensino e aprendizado do tema imunologia em escolas do município de Itaperuna – RJ. Acta Biomedica Brasiliensia, 9(3), 4-27. https://doi.org/10.18571/acbm.182
- Cassiani, S. H. De B., Ricci, W. Z., & Souza, C. R. de. (1998). A experiência do programa especial de treinamento na educação de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, 6(1), 63-69. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000100009
- Crepe, C. A., & Watanabe, M. A. E. (2011). E. Intervenção Pedagógica no ensino de ciências, no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont – Apucarama – PR: uma abordagem imunológica. In PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008, (vol. 1). Curitiba: SEED/PR. (Cadernos PDE). Acessado em jun. 6, 2020 em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1816-8.pdf
- Cunha, P., Coelho, V., Moraes, S., Sampaio, S., & Manzoni, D. (2014). Vacinas e a educação em ciências. ComCiência, 162, pp. 1-7. Acessado em jun. 6, 2020 em http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n162/11.pdf
- Debard, N., Py, P., KraehenbuhL, J-P., & Fuchs, J. (2005). The influence of the Internet on immunology education. Nature Reviews Immunology, 5, 736-740. https://doi.org/10.1038/nri1687
- Faggioni, T.; Ferreira, N. C. da S.; Lopes, R. M., Fidalgo-Neto, A. A., Cotta-de-Almeida, V., & Alves, L. A. (2019). Open educational resources in immunology education. Advances in Physiology Education, 43, 103-109. doi: 10.1152/advan.00116.2018
- Farrely, B., Farreley, P., Kroon, P., & Sito, T. (Diretores). (2001). Osmosis Jones [Osmose Jones] [Filme]. Warner Bros Pictures; Conundrum Entertainment.
- Fournié, J-J., Gaits, F., & Bonneville, M. (2005). Promoting the learning of immunology in developing countries. Nature Reviews Immunology, 5, 893-898. https://doi.org/10.1038/nri1709
- Loyola, C. M. D., & Oliveira, R. M. P. de. (2005). A Universidade “extendida”: estratégias de ensino e aprendizagem em enfermagem. Escola Anna Nery R. Enfermagem, 9(3), 429-433. https://doi.org/10.1590/S1414-81452005000300011
- Manzoni-de-Almeida, D., & Trivelato, S. L. F. (2015, 24 a 27 de novembro). Elaboração de uma atividade de ensino por investigação sobre o desenvolvimento de linfócitos B. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências em Águas de Lindóia. Acessado em jun. 6, 2020 em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1502-1.PDF
- Manzoni-de-Almeida, D., Dalossi, T. G., & Lopes, S. M. (2020). The development and characterization of a sequence of teaching on scientific argumentation in the immunology classes for high school students in health. Atas de Saúde Ambiental, 8, 160-164. Acessado em jun. 6, 2020 em https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/2278/1562
- Mastrantonio, E. C., & Rosalinski-Moraes, F. (2012). Produção de maquetes como técnica alternativa de ensino e motivação dos alunos da disciplina de imunologia. Anais do II Fórum Internacional sobre Prática Docente Universitária, Universidade Federal de Uberlândia. Acessado em jun. 6, 2020 em http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/arquivo/cade_resu_e_prog_biblioteca.pdf
- Natale, C. C., Pereira, M. G., Mello, P. S., & Manzoni-de-Almeida, D. (2019). Tendências de pesquisas sobre o ensino de imunologia no Brasil: uma análise de conteúdo dos resumos do Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia de 2010 a 2017. Perspectivas de la Comunicación, 12, 259-279. Acessado em jun. 6, 2020 em https://scielo.conicyt.cl/pdf/perspectcomun/v12n1/0718-4867-perspectcomun-12-01-259.pdf
- Peres, C. M., Andrade, A. dos S., & Garcia, S. B. (2007). Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Revista Brasileira de Educação Médica, 31(3), 203-211. Acessado em jun. 6, 2020 em https://www.scielo.br/j/rbem/a/9zRv4FHsknWwCxq9V3kJ5Dj/?lang=pt&format=pdf
- Resposta Imune a fungos. [2019, dezembro 2]. [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/Ijy93CCAYxA
- Silva, A. T., Teixeira, G. A. P. B., & Barreto, C. M. B. (2016). Avaliação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Imunologia. EAD em foco — Revista Científica em Educação a Distância, 6, 172-191. https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.381
- Silva, B. N. da, Souza, T. G. de, Vieira, J. K. da S., Silva, M. Z. C. da, Farias, V. E., Silva, L. H. da, Rodrigues, J. A. de S., Araújo, L. L. de, & Assis, L. M. de. (2018). Imunologia nas escolas: experiências de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 93-98. https://doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i2.7669
- Spottiswoode, R. (Diretor). (1993). And the band played on [E a vida continua] [Filme]. Home Box Office - HBO Pictures; Warner Entertainment Company.
- Tennant, A. (Diretor). (2005). Hitch [Hitch, o conselheiro amoroso] [Filme]. Columbia Pictures.
- Toledo, K. A. de, Mazali, G. S., Pegoraro, J. A., Orlando, J., & Almeida, D. M. de. (2016). O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio. Inter-Ação, 41(3), 565-584. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41819