Resumo
A água é um recurso essencial para a vida na Terra, fundamental em diversos processos metabólicos e, para ser consumida deve estar livre de contaminações. Este estudo teve como objetivo a detecção de coliformes totais e termotolerantes em amostras de água de bebedouros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Sinop. Utilizou-se a técnica de Número Mais Provável (NMP) para avaliação microbiológica de 10 amostras provenientes de bebedouros dispostos pelo referido câmpus. De acordo com os resultados obtidos, 70% das amostras de água dos bebedouros utilizados por toda comunidade acadêmica apresentavam contaminação por coliformes totais, indicando inadequação para o consumo humano de acordo com a legislação vigente.
Referências
- ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16236: Aparelho de fornecimento de água para consumo humano com refrigeração incorporada, Requisitos de desempenho, 2013. 53p.
- ALENCAR, Eduardo da Silva et al. Análise microbiológica e correlação do pH da água dos bebedouros utilizada para o consumo humano em escolas do município de Alagoa Grande-Paraíba. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 19, n. 3, p. 457-465, 2020.
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 888, de 04 de maio de 2021. Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, 2021.
- DANTAS, Amanda Katielle Dias et al. Qualidade microbiológica da água de bebedouros destinada ao consumo humano. Revista Biociências, v. 16, n. 2, 2010.
- FUNASA, FN d S. Manual prático de análise de água. 3. Brasília: Fundação Nacional de Saúde. 145p, 2013.
- HERPHS, Laiara Souza et al. Análises fisico-químicas e microbiológicas da água destinada ao consumo humano em instituições públicas de ensino da cidade de Porto Seguro-BA. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 19, n. 55, p. 329-344, 2023.
- MELLO, Camila Nayara; DE PINHO RESENDE, Juliana Campos. Análise microbiológica da água dos bebedouros da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais câmpus Betim. Sinapse Múltipla, v. 4, n. 1, p. 16-28, 2015.
- SECO, Bruna Mara Silva; DAS NEVES BURGOS, Tatiane; PELAYO, Jacinta Sanchez. Avaliação bacteriológica das águas de bebedouros do câmpus da Universidade Estadual de Londrina–PR. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 33, n. 2, p. 193-200, 2012.
- SILVA, Alessandro Costa da et al. Qualidades das águas fornecidas por bebedouros destinados ao consumo humano e sua relação com a saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 1, p. 777-784, 2020.
- SILVA, Jéssica Adriele da et al. Avaliação microbiológica da água potável utilizada nos bebedouros de uma instituição de ensino superior na cidade de Recife, 2023.
- SILVA, Mariele; SILVA, Tânia Mara; SOUZA, Maria Juíva. Qualidade Bacteriológica Da Água Dos Bebedouros Da Faculdade Evangélica De Ceres-Go. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, v. 14, n. 25, 2017.
- SILVA, Neusely da et al. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. Editora Blucher, 2021.
- SOUZA, Juliana Rosa de et al. A importância da qualidade da água e os seus múltiplos usos: caso Rio Almada, sul da Bahia, Brasil. REDE-Revista Eletrônica do Prodema, v. 8, n. 1, 2014.
- VALIATTI, Tiago Barcelos et al. Análise microbiológica da água de bebedouros de uma instituição de ensino superior de Rondônia, Brasil. Saúde (Santa Maria), 2021.