Resumo
Nota-se a necessidade de transformações nos ambientes escolares, com o intuito de fornecer conhecimento e informações importantes sobre assuntos emergentes e que acometem crianças e adolescentes, como as doenças parasitárias. Este trabalho teve o objetivo de descrever uma forma alternativa para o ensino de Parasitologia executada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Este estudo foi realizado na região do Vale do Jiquiriçá-Bahia, onde investigou a opinião dos licenciando, que haviam participado da atividade, e de professores de diferentes escolas sobre a metodologia lúdica utilizada. O estudo envolveu os professores dos ensinos fundamental e do ensino médio, que, assim como os licenciandos, responderam a questionário sobre a importância do lúdico no ensino de Parasitologia. A proposta consiste na explanação do conteúdo com auxílio de pôsteres contendo as informações, seguido da participação dos discentes em jogos com situações desafiadoras. Foram realizadas, até o momento, seis versões da atividade nas escolas, abordando um total de 19 temas, abrangendo sete municípios do Vale do Jiquiriçá-Bahia, totalizando 24 comunidades escolares e um público que ultrapassa 8.000 expectadores. Responderam ao questionário 55 licenciandos de diferentes versões, do total de 166 que participaram. Todos os entrevistados afirmaram ter ocorrido êxito para sua formação acadêmica, seja por se sentirem mais confiantes ao falar em público, ter ajudado a exercer melhor a licenciatura, terem aprendido o conteúdo com mais facilidade ou pelo auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Todos os 21 professores de Ciências e Biológica que responderam aos questionários, referiram que os alunos se mostraram interessados, seja por demonstrar maior interesse sobre os temas, terem aprendido o conteúdo ou mesmo ao ensinarem o que aprendeu trocando o conhecimento com o outro. Na avaliação dos envolvidos, tal atividade é um importante precursor de conhecimento, por promover oportunidades construtivistas com evidências de aprendizagem significativas através da ludicidade, atuando ativamente no processo de aprendizagem e possibilidade de mudanças nas ações alimentares e de higiene pessoal da comunidade escolar