Espécies de moscas-das-frutas descritas na Paraíba e atrativos utilizados para o manejo
DOI:
https://doi.org/10.36560/14720211334Resumo
As moscas-das-frutas são um grupo de pragas da fruticultura mundial responsáveis por ocasionar danos diretos aos frutos, tornando estes impróprios para comercialização. Nesse sentido, o monitoramento com atrativos alimentares e a descrição das espécies presentes são ações que contribuem para o manejo desse inseto-praga. Assim, objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico sobre os principais atrativos alimentares utilizados e as principais espécies de moscas-das-frutas descritas na Paraíba, estado em que a fruticultura apresenta grande relevância em muitas regiões. Os resultados analisados indicam que a eficiência do monitoramento da população de moscas-das-frutas depende da localização, tipo de armadilha e variedade das frutas. Iscas preparadas a partir de materiais disponíveis localmente, como o melaço de cana-de-açúcar, suco de frutas e leveduras, foram reportados em utilização, esses atrativos são ecológicos e eficazes para o manejo de moscas-das-frutas. Entretanto, o uso de atrativo comercial, como o Bio Anastrepha® a 5%, resulta no melhor custo benefício quando comparado com suco de frutas a 30%. Na Paraíba, os estudos sobre as moscas-das-frutas são escassos com apenas 12 espécies descritas, sendo 11 do gênero Anastrepha e 1 do gênero Ceratitis. A utilização de atrativos alimentares no monitoramento de moscas-das-frutas é o método mais barato de controle dessa praga. Estudos mais detalhados em todas as microrregiões do estado sobre a ocorrência de moscas-das-frutas são necessários, de modo a contribuir com a geração de conhecimento a cerca dessas espécies, e, consequentemente, de estratégias eficientes para o seu controle
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.
This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.