Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
Educação e Ensino
Publicado: 2023-10-31

Jovens rurais, educação e ciências: o viés da agroecologia e da alternância como prática no ensino

Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Mato Grosso
juventude do campo, educação do campo, agroecologia

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla denominada “Filhos e filhas de agricultores familiares: a formação técnica em Agroecologia e a pedagogia de alternância no Assentamento Jaraguá, Agua Boa – MT” (Certificado de Apresentação de Apreciação - CAAE: 64083417.8.0000.5166),  cujo objetivo é realizar um resgaste sobre o modelo de ensino voltado para a educação do campo dos jovens rurais do Curso Técnico em Agroecologia  da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa-MT, e a proposta de ensino de Ciências pela pedagogia de alternância. Neste aspecto, entende-se que o movimento da educação do campo deve estar de acordo com as especificidades dos jovens e das famílias que residem nas áreas rurais, abrangendo estratégias de ensino-aprendizagem fundamentadas em metodologias que considerem os saberes tradicionais da localidade. A pesquisa foi realizada com 14 estudantes do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa – MT, cuja a metodologia consistiu na aplicação de questionário semiestruturados para posterior tabulação e análise de dados. A abordagem do ensino de Ciências em sala de aula e a pedagogia de alternância para reflexão das temáticas apresentadas fundamentadas na Agroecologia, apresentam um grande avanço na educação desses jovens, cujo conteúdo pode ser assimilado criando-se vínculos além da sala de aula. O professor, enquanto educador ao desenvolver projetos que estimulem as aprendizagens múltiplas para a formação profissional dos jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, permite a capacitação de forma integrada a vivência no campo e o desenvolvimento de potencialidades nos territórios.

Referências

  1. ANGOTTI, J. A. P. Ensino de Ciência e complexidade. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – II ENPEC – ATAS. Valinhos: ABRAPEC, 1999.
  2. CARIAS, F. P. S. Convencional, orgânico ou agroecológico: que produto é esse? 42f. 2021. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Espírito Santo, 2021.
  3. CHAGAS, I. L. A.; COSTA, E. A. da. Transição agroecológica em um lote de assentamento rural na fronteira Brasil-Bolívia. Para Onde!? v. 1, n. 2, p. 01-15, 2020.
  4. MAIA, A. H.; LUZ, M. C. S.; SILVA, F. C.; SOUZA, M. E.; ZARATIM, A. P. Jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa (MT): projetos de vida, dilemas e sucessão família. Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, Belém, v.12, n. 2, p. 97 -117, 2018.
  5. MAIA, A. H.; SILVA, F. C. Jovens rurais: a formação em Agroecologia e a pedagogia de alternância na escola Jaraguá, Água Boa-MT. In: SILVA, Maria Eleny Damasceno (Org.). O meio ambiente e a interface dos sistemas social e natural 3. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/jovens-rurais-a-formacao-em-agroecologia-e-a-pedagogia-de-alternancia-na-escola-jaragua-agua-boa-mt. Acesso em: 10 out. 2023.
  6. MORENO, G. de S. Reflexões sobre organização curricular em Ciências Agrárias e Naturais na educação do campo. In: SILVA, Idelma Santiago; SOUZA, Haroldo de; RIBEIRO, Nilsa Brito (Org.). Práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará. Brasília: MDA, 2014.
  7. MONTEIRO, D.B.; LOPES JUNIOR, M. L.; SILVA, H. S. A.; SANTOS, L. S.; PEREIRA, E. J. D.; ARAUJO, L, R. N O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares. Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências, V. 3, n. 4, 2020_ Edição Especial.
  8. PEREIRA, J. C. Transição agroecológica na produção e comercialização de lácteos de cooperativas da agricultura familiar de assentados da reforma agrária do Paraná. 2018. 131f. Dissertação (Mestre em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
  9. SANTOS, N. R. C. Educação do campo e alternância: reflexões sobre uma experiência na Transamazônica. 2006. 401 p. Tese (Doutorado em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2006.
  10. VIANA, H. P. R. A formação de professores de história: articulação teoria e prática. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.

Como Citar

Zaratim, K. P., Maia, A. H., & Pimentel, A. P. P. Z. . (2023). Jovens rurais, educação e ciências: o viés da agroecologia e da alternância como prática no ensino. Scientific Electronic Archives, 16(11). https://doi.org/10.36560/161120231867