Resumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla denominada “Filhos e filhas de agricultores familiares: a formação técnica em Agroecologia e a pedagogia de alternância no Assentamento Jaraguá, Agua Boa – MT” (Certificado de Apresentação de Apreciação - CAAE: 64083417.8.0000.5166), cujo objetivo é realizar um resgaste sobre o modelo de ensino voltado para a educação do campo dos jovens rurais do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa-MT, e a proposta de ensino de Ciências pela pedagogia de alternância. Neste aspecto, entende-se que o movimento da educação do campo deve estar de acordo com as especificidades dos jovens e das famílias que residem nas áreas rurais, abrangendo estratégias de ensino-aprendizagem fundamentadas em metodologias que considerem os saberes tradicionais da localidade. A pesquisa foi realizada com 14 estudantes do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa – MT, cuja a metodologia consistiu na aplicação de questionário semiestruturados para posterior tabulação e análise de dados. A abordagem do ensino de Ciências em sala de aula e a pedagogia de alternância para reflexão das temáticas apresentadas fundamentadas na Agroecologia, apresentam um grande avanço na educação desses jovens, cujo conteúdo pode ser assimilado criando-se vínculos além da sala de aula. O professor, enquanto educador ao desenvolver projetos que estimulem as aprendizagens múltiplas para a formação profissional dos jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, permite a capacitação de forma integrada a vivência no campo e o desenvolvimento de potencialidades nos territórios.
Referências
- ANGOTTI, J. A. P. Ensino de Ciência e complexidade. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – II ENPEC – ATAS. Valinhos: ABRAPEC, 1999.
- CARIAS, F. P. S. Convencional, orgânico ou agroecológico: que produto é esse? 42f. 2021. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Espírito Santo, 2021.
- CHAGAS, I. L. A.; COSTA, E. A. da. Transição agroecológica em um lote de assentamento rural na fronteira Brasil-Bolívia. Para Onde!? v. 1, n. 2, p. 01-15, 2020.
- MAIA, A. H.; LUZ, M. C. S.; SILVA, F. C.; SOUZA, M. E.; ZARATIM, A. P. Jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa (MT): projetos de vida, dilemas e sucessão família. Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, Belém, v.12, n. 2, p. 97 -117, 2018.
- MAIA, A. H.; SILVA, F. C. Jovens rurais: a formação em Agroecologia e a pedagogia de alternância na escola Jaraguá, Água Boa-MT. In: SILVA, Maria Eleny Damasceno (Org.). O meio ambiente e a interface dos sistemas social e natural 3. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/jovens-rurais-a-formacao-em-agroecologia-e-a-pedagogia-de-alternancia-na-escola-jaragua-agua-boa-mt. Acesso em: 10 out. 2023.
- MORENO, G. de S. Reflexões sobre organização curricular em Ciências Agrárias e Naturais na educação do campo. In: SILVA, Idelma Santiago; SOUZA, Haroldo de; RIBEIRO, Nilsa Brito (Org.). Práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará. Brasília: MDA, 2014.
- MONTEIRO, D.B.; LOPES JUNIOR, M. L.; SILVA, H. S. A.; SANTOS, L. S.; PEREIRA, E. J. D.; ARAUJO, L, R. N O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares. Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências, V. 3, n. 4, 2020_ Edição Especial.
- PEREIRA, J. C. Transição agroecológica na produção e comercialização de lácteos de cooperativas da agricultura familiar de assentados da reforma agrária do Paraná. 2018. 131f. Dissertação (Mestre em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
- SANTOS, N. R. C. Educação do campo e alternância: reflexões sobre uma experiência na Transamazônica. 2006. 401 p. Tese (Doutorado em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2006.
- VIANA, H. P. R. A formação de professores de história: articulação teoria e prática. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.