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Educação e Ensino
Publicado: 2022-01-31

Aprendizagem baseada em equipes como estratégia educacional em cuidados paliativos no ensino superior: um relato de experiência

Universidade Federal do Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop
Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop
Metodologia. Ensino, aprendizagem ativa, cuidados paliativos, enfermagem

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever a experiência da aplicação da estratégia de ensino Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), em um Curso de Graduação em Enfermagem, além de compartilhar os pormenores da construção desta metodologia e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem sobre a temática de Cuidados Paliativos. Foi utilizado como referencial teórico-prático para aplicação da ABE o artigo publicado por Bollela e colaboradores em 2014. Os resultados obtidos com o uso da ABE no ensino de Cuidados Paliativos no Ensino Superior reforçam que a construção do aprendizado é muito mais efetiva quando somam-se os saberes do coletivo, e demonstra assim o real valor do trabalho em equipe. Ademais, esta estratégia permitiu aos alunos a construção do próprio aprendizado, voltado para autonomia, reflexão, problematização e trabalho em equipe, princípios essenciais para uma assistência em Cuidados Paliativos de excelência.

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Como Citar

Garcia, P. R. de S., & Oliveira, P. J. M. de . (2022). Aprendizagem baseada em equipes como estratégia educacional em cuidados paliativos no ensino superior: um relato de experiência. Scientific Electronic Archives, 15(2). https://doi.org/10.36560/15220221494