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Ciências Humanas e Sociais
Publicado: 2023-08-30

Inteligência emocional: trabalho com eficiência e resiliência

Must University
Faculdade Futura
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Inteligência emocional Resiliência Emoções Habilidades

Resumo

Este estudo pretende demonstrar os efeitos a partir da Inteligência Emocional nas equipes de colaboradores das empresas, além de explicitar o papel do líder, que precisa gerenciar emoções, primeiro as suas próprias e depois ampliar sobre sua equipe, para desempenhar uma boa administração. O líder precisa desenvolver suas habilidades, para conseguir um controle das emoções de cada membro, criando um local de trabalho mais produtivo e um clima motivacional. Cada indivíduo dispõe de uma personalidade, emoções e sentimentos, sendo assim, cabe ao líder, exercer um papel importante, de identificar todos os sentimentos em seus subordinados, para ter bom controle, de forma saudável e eficaz, evitando conflitos e problemas de relacionamentos que venham a interferir no desempenho. Vamos estudar alguns comportamentos e emoções, como as habilidades podem identificar e entender as emoções desenvolvidas pelos indivíduos considerando o conceito de Inteligência Emocional que de certa forma se vincula as ações do potencializador de resiliência, tema abordado também. A resiliência permitirá descobrir as forças pessoais, e as características do contexto, os processos psicossociais que permitem lidar com sucesso, situações adversas ou relacionadas ao estresse, demonstrando o quanto é importante este comportamento nas organizações, tarefa que é executada por pessoas, que precisam ser preparadas, desenvolver suas habilidades, para elas construírem relacionamentos positivos no empreendimento. Esta é uma questão de grande desafio para profissionais e lideranças, responsáveis por conduzirem equipes, legitimando as relações intrapessoais, interpessoais e intergrupais de profissionais com formações, etnias, culturas, valores e anseios diversos

Referências

  1. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
  2. GOLEMAN, D. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
  3. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
  4. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9 ed. São Paulo, Prentice Hall, 2002.
  5. SIMIONATO, M. A. Competências Emocionais. 1ª Reimpressão. Rio de Janeiro, 2010.
  6. WEISINGER, H. Inteligência Emocional no trabalho. Rio de Janeiro, Objetiva, 1997.
  7. NASCIMENTO, Juan Mike de Souza. Inteligência Emocional no trabalho. Disponível em 28 de agosto, 2020, de http://gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/inteligencia-emocional-no-trabalho. Acessado em 30 de maio de 2023.

Como Citar

Campana, C. A., Roberto, T. M. L., Rebello, F. A. S., Ferreira, M. J. ., Rabelo, L. F. G. ., & Bertapelli, B. C. S. . (2023). Inteligência emocional: trabalho com eficiência e resiliência. Scientific Electronic Archives, 16(9). https://doi.org/10.36560/16920231819