Segurança e saúde no ambiente de trabalho rural do Alto Jequitinhonha, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.36560/14320211243Palavras-chave:
Acidente de trabalho, norma regulamentadora, agricultura familiarResumo
O objetivo foi verificar aspectos de segurança e saúde de trabalhadores rurais que desenvolvem suas atividades em dois municípios do Alto Jequitinhonha, Estado de Minas Gerais, por meio de aplicação de pesquisa de opinião. Foi definida uma amostra representativa de 60 propriedades rurais abrangendo os municípios de Diamantina e Couto de Magalhães de Minas. Em cada propriedade rural foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. O levantamento foi caracterizado pela pesquisa exploratória, descritiva, explicativa e de opinião. O acidente mais frequente foi com objetos cortantes ou penetrantes (28,3%). Cerca de 66,7% desses trabalhadores rurais disseram que dificilmente realizam exames médicos e 51,7% deles não utilizam o equipamento de proteção individual. Os resultados mostram que 26,7% não conhecem a Norma Regulamentadora 31 e 40% dos trabalhadores não conhecem os riscos da sua atividade. Além disso, foram registrados que problemas relacionados a coluna ocorre em 41,7% dos casos. No ambiente de trabalho, 46,7% dos trabalhadores rurais desejam ter maior disponibilidade de equipamentos de proteção. Com base nesse estudo, sugere-se uma nova abordagem dessa temática na região, com um maior conjunto de dados e novas variáveis que interferem no dia a dia dos produtores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scientific Electronic Archives

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer alterações nas regras originais, na ortografia e na ordem gramatical, a fim de manter o idioma de culto padrão, respeitando, no entanto, o estilo dos autores. Os artigos publicados são de propriedade da revista Scientific Electronic Archives, tornando-se sua reimpressão total ou parcial, sujeitos à autorização expressa da direção da revista. A fonte original da publicação deve ser mantida. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
The journal reserves the right to make changes to the original rules, spelling and grammatical order, in order to keep the language of worship default, respecting, however, the style of the authors. Articles published are the property of Scientific Electronic Archives magazine, becoming its total or partial reprint, subject to the express authorization of the direction of the journal. The original source of publication should be retained. The originals will not be returned to the authors. Opinions expressed by authors of articles are solely your responsibility.
This journal uses the License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.