Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
Ciências da Saúde
Publicado: 2023-09-29

Situação vacinal de adultos jovens que cursam o ensino superior na área da saúde

Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop
Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Sinop
doenças imunopreviníveis recusa vacinal imunização

Resumo

A vacinação é uma importante estratégia biológica responsável pela prevenção de doenças transmissíveis. Os profissionais e estudantes da área da saúde fazem parte do grupo de risco para infecções que são imunopreviníveis. Este estudo tem como objetivo avaliar a situação vacinal dos estudantes de medicina, farmácia e enfermagem para vacinas contra infecções virais de acordo com a faixa etária, além de analisar a opinião a respeito dos motivos existentes para recusa ou atraso vacinal. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, envolvendo acadêmicos da área da saúde. Para análise dos resultados empregou-se teste do qui-quadrado (χ2) e o nível de significância mínimo aceitável foi de p ≤ 0,05. Participaram do estudo 130 estudantes de graduação em medicina, farmácia e enfermagem cursando o primeiro e segundo semestres. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes era do sexo feminino (61,5%) estavam com o esquema vacinal completo, mas ainda havia um número significativo de estudantes com esquema vacinal incompleto. Observou-se que as vacinas com maior frequência de acadêmicos imunizados foram para Covid-19 (98,5%), Febre Amarela (80,0%) e Tríplice Viral (79,2%), seguida pela Hepatite B, onde 56,9% completaram o esquema vacinal de 3 doses, e por fim, a Influenza, com 53,9% dos estudantes relatando ter tomado a dose nos últimos anos. Ao comparar a vacinação de acordo com o sexo, verificou-se uma diferença estatisticamente significativa para a vacina contra Hepatite B (p=0,001), onde os participantes do sexo feminino completaram o esquema de 3 doses. Além disso, foram identificados alguns motivos para a recusa ou atraso na vacinação, como medo de reações adversas, falta de informações e desconhecimento das vacinas e fake news. Apesar dos números satisfatórios para completude vacinal entre os acadêmicos, ainda há uma proporção significativa de estudantes com esquema vacinal incompleto, o que indica a necessidade de conscientização e incentivo à vacinação entre essa população. Diante disso, é necessário reforçar a importância da vacinação como estratégia de prevenção de doenças e a atualização das cadernetas de vacinação entre os estudantes da área da saúde, que fazem parte do grupo de risco para doenças imunopreviníveis.

Referências

  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação - Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Influenza 2023. [S.l.], 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/informes-tecnicos/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-2023. Acesso em: 14 mai. 2023.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Hepatites Virais (versão preliminar) 2012. Ano III (n° 01). Disponível em: http://antigo.aids.gov.br/pt-br/node/91. Acesso em: 14 de maio de 2023.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176p. Disponível em: <http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Manual-de-Normas-e-Procedimentos-para-Vacina%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 21 fev. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) - Apresentação. 2022. Disponível em: <http://pni.datasus.gov.br/apresentacao.asp>. Acesso em: 21 fev. 2023.
  5. CARVALHO, P. et al. O conhecimento de estudantes de medicina, de uma faculdade de medicina do Recife, sobre imunização. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10542. Acesso em: 24 fev. 2023.
  6. DOMINGUES, C.M.A.S.; MARANHÃO, A.G.K.; TEIXEIRA, A.M.; FANTINATO, F.S.; DOMINGUES, R.A.S. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. Cad. Saúde Pública, v.36, n.2, p. e00222919, 2020.
  7. HAILE, K.; TIMERGA, A.; MOSE, A.; MEKONNEN, Z. Hepatitis B vaccination status and associated factors among students of medicine and health sciences in Wolkite University, Southwest Ethiopia: A cross-sectional study. PLoS One, [S.l.], v. 16, n. 9, p. e0257621, 2021. doi: 10.1371/journal.pone.0257621.
  8. JOHN, A.; TOMAS, M. E.; HARI, A.; WILSON, B. M.; DONSKEY, C. J. Do medical students receive training in correct use of personal protective equipment? Med Educ Online [Internet], v. 22, n. 1, 2017, 4 de janeiro. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5328330. Acesso em: 14 mai. 2023.
  9. MILANI, R. M.; CANINI, S. R. M. S.; GARBIN, L. M.; TELES, S. A.; GIR, E.; PIMENTA, F. R. Imunização contra hepatite B em profissionais e estudantes da área da saúde: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet], v. 13, n. 2, p. 323-330, 30 de junho de 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12151. Acesso em: 14 de maio de 2023.
  10. MIZUTA, A. H.; SUCCI, G. de M.; MONTALI, V. A. M.; SUCCI, R. C. de M. Percepções acerca da importância das vacinas e da recusa vacinal numa escola de medicina. Revista Paulista De Pediatria, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 34–40, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00008. Acesso em: 14 maio 2023.
  11. OLIVEIRA, L. C. M. de; PONTES, J. P. J. Frequency of hepatitis B immunity and occupational exposures to body fluids among Brazilian medical students at a public university. Rev. Inst. Med. Trop. Sao Paulo, São Paulo, v. 52, n. 5, p. 247–252, 2010.
  12. OLIVEIRA, V. C.; GUIMARÃES, E. A. A.; FLÔR, C. R.; PINTO, I. C. Situação vacinal dos estudantes da universidade federal de São João Del Rei, 2009. Revista Mineira de Enfermagem, v.16, n.4, p.588-593, out./dez., 2012.
  13. OLIVEIRA, V.; GUMARÃES, E.; COSTA, P.M.; LAMBERT, C.C.; MORAIS, P.M.G.; GONTIJO, T.L. Situação vacinal da hepatite B de estudantes da área da saúde. Revista de Enfermagem Referência, n. 10, p. 119-124, 2013.
  14. PAULA, S.I.; PAULA, G.I.; CUNEGUNDES, K.S.A; MORAES-PINTO, M.I. Adherence to influenza vaccination among medical students during and after influenza A (H1N1) pandemic. Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo [Internet], v. 58, p. 82, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-9946201658082. Acesso em: 14 mai. 2023.
  15. PESTANA, J.T.S.; SOUZA, C.E.A.; BORGES FILHO, C.A.; SILVA, G.O.; NASCIMENTO, G.A.; SILVA, G.B.; BEZERRA, R.M.A.; PAIVA, R.A.B. Baixa cobertura vacinal e seus possíveis impactos para a saúde da população brasileira / Low vaccine coverage and its possible impacts on the health of the brazilian population. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 3968–3981, 2022.
  16. ROCHA, G. Doenças preveníveis por meio da vacinação. Biblioteca Virtual em Saúde, 2015. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/doencas-preveniveis-por-meio-da-vacinacao/. Acesso em: 24 fev. 2023.
  17. SBIM. Sociedade Brasileira de Imunização. CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO- SBIm OCUPACIONAL 2020-2021. Disponível em: sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-ocupacional.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
  18. SOUZA, E.P.; TEIXEIRA, M.S. Pandemic Influenza A/H1N1 Vaccination Coverage, Adverse Reactions, and Reasons for Vaccine Refusal Among Medical Students in Brazil. Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo, v. 54, n. 2, p. 77-82, 2012.
  19. SOUZA, E.P.; TEIXEIRA, Mde S. Hepatitis B vaccination coverage and postvaccination serologic testing among medical students at a public university in Brazil. Rev. Inst. Med. Trop. Sao Paulo, São Paulo, v. 56, n. 4, p. 307-311, jul./ago. 2014. DOI: 10.1590/s0036-46652014000400007.
  20. UFMT- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Histórico. Disponível em: <https://www.ufmt.br/curso/ppgz/pagina/institucional/1930>. Acesso em: 20 mar. 2023
  21. UFMT- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Cursos e vagas. Cuiabá: UFMT, 2016. Disponível em: https://www.ufmt.br/ingresso/index.php?option=com_content&view=article&id=242&Itemid=464. Acesso em: 20 mar.2023.
  22. ZHANG, Q.; ZHANG, R.; WU, W.; LIU, Y.; ZHOU, Y. Impact of social media news on COVID-19 vaccine hesitancy and vaccination behavior. Telematics and Informatics. 2023;80:101983. https://doi.org/10.1016/j.tele.2023.101983.
  23. Borba, M. D. de ., Nascimento, C. E. da C. ., Lobo, G. M. S. S. ., Lima, L. G. de C. ., Winter, C. L. ., Paese, M. C. S. ., & Alegranci, P. (2021). Incomplete vaccination for conjugated meningococcal C and hepatitis B at municipal, state and federal level: 2015 a 2019. Scientific Electronic Archives, 14(11). https://doi.org/10.36560/141120211463

Como Citar

Dias de Borba, M., & Alegranci, P. (2023). Situação vacinal de adultos jovens que cursam o ensino superior na área da saúde . Scientific Electronic Archives, 16(10). https://doi.org/10.36560/161020231796