Construção e teste de um secador solar de grãos a baixo custo

Autores

  • Manoel de Santana Campos Universidade Federal de Sergipe
  • Douglas Romeu da Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Janyelle do Nascimento Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Welington Gonzaga Vale Universidade Federal de Sergipe
  • Valfran José Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Wendel De Melo Massaranduba Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36560/17220241888

Palavras-chave:

Agricultura familiar, eficiência, energia renovável

Resumo

O uso de secadores solares, que aproveitam a energia térmica renovável do sol, apresenta benefícios econômicos, ambientais e sociais, especialmente para pequenos produtores. Objetivou-se, neste estudo, construir e testar um secador solar de baixo custo para o pré-processamento de grãos de milho. O método utilizado para o desenvolvimento do secador solar fundamentou-se em um modelo já existente (JPC1) o qual utiliza energia solar como fonte principal para retirar a massa de água dos grãos. Os resultados obtidos indicaram uma redução do teor de água dos grãos de milho ao longo do processo de secagem. Recomenda-se uma maior movimentação do secador em intervalos regulares para garantir uma secagem mais uniforme. A distribuição do ar ao longo do duto central do secador também mostrou influenciar na eficiência da secagem, pois ocorre um gradiente de umidade dentro dos grãos, com a água migrando do centro para as camadas externas. Apesar das variações nas temperaturas e umidades relativas durante o processo, as temperaturas alcançadas foram consideradas adequadas e demonstrou ser uma alternativa sustentável e acessível para pequenos produtores.

Referências

ARAÚJO, C. V. M.; VARELLA, F. K. D. O. M.; VALE,

M. R. B. G. Construção de secador solar no semiárido nordestino utilizando materiais recicláveis. Revista Brasileira de Energia Solar, v. 12, n. 1, p. 21-30, 2021.

BARBOSA, José Rui Peres. Estudo da viabilidade de uso de secadores solares fabricados com sucatas de luminárias. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.

FEIDEN, A.; GALVANI, F.; CAMPOLIN, A.

Desidratação de Frutas Utilizando Secador Solar.

Embrapa, Corumbá, MS, ISSN 1981-7231, 2015.

LIMA, A. G.B. et al. Intermittent drying: Fundamentals, modeling and applications. In: Delgado, J. M. P. Q.; Barbosa de Lima, A. G. Drying and energy technologies. Switzerland: Springer International Publishing Switzerland, 2016.

PUZZI, D. Abastecimento e armazenamento de grãos. Campinas. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 666, 2000.

SILVA, I. G. Desidratação de banana em secador solar: Viabilidade técnica e econômica: 2010. 108 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - UFAC, Rio Branco, 2010.

SOUZA, C. M. A. de; QUEIROZ, D. M. de;

LACERDA FILHO, A. F. de. Simulação do processo de secagem de sementes de milho em camada fixa. Scientia Agricola, v. 59, p. 653- 660, 2002

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Campos, M. de S. ., Costa, D. R. da ., Silva , J. do N. ., Vale, W. G., Andrade, V. J. S. ., & Massaranduba, W. D. M. . (2024). Construção e teste de um secador solar de grãos a baixo custo. Scientific Electronic Archives, 17(2). https://doi.org/10.36560/17220241888

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)