Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
Ciências Agrárias
Publicado: 2024-02-29

Construção e teste de um secador solar de grãos a baixo custo

Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Agricultura familiar, eficiência, energia renovável

Resumo

O uso de secadores solares, que aproveitam a energia térmica renovável do sol, apresenta benefícios econômicos, ambientais e sociais, especialmente para pequenos produtores. Objetivou-se, neste estudo, construir e testar um secador solar de baixo custo para o pré-processamento de grãos de milho. O método utilizado para o desenvolvimento do secador solar fundamentou-se em um modelo já existente (JPC1) o qual utiliza energia solar como fonte principal para retirar a massa de água dos grãos. Os resultados obtidos indicaram uma redução do teor de água dos grãos de milho ao longo do processo de secagem. Recomenda-se uma maior movimentação do secador em intervalos regulares para garantir uma secagem mais uniforme. A distribuição do ar ao longo do duto central do secador também mostrou influenciar na eficiência da secagem, pois ocorre um gradiente de umidade dentro dos grãos, com a água migrando do centro para as camadas externas. Apesar das variações nas temperaturas e umidades relativas durante o processo, as temperaturas alcançadas foram consideradas adequadas e demonstrou ser uma alternativa sustentável e acessível para pequenos produtores.

Referências

  1. ARAÚJO, C. V. M.; VARELLA, F. K. D. O. M.; VALE,
  2. M. R. B. G. Construção de secador solar no semiárido nordestino utilizando materiais recicláveis. Revista Brasileira de Energia Solar, v. 12, n. 1, p. 21-30, 2021.
  3. BARBOSA, José Rui Peres. Estudo da viabilidade de uso de secadores solares fabricados com sucatas de luminárias. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
  4. FEIDEN, A.; GALVANI, F.; CAMPOLIN, A.
  5. Desidratação de Frutas Utilizando Secador Solar.
  6. Embrapa, Corumbá, MS, ISSN 1981-7231, 2015.
  7. LIMA, A. G.B. et al. Intermittent drying: Fundamentals, modeling and applications. In: Delgado, J. M. P. Q.; Barbosa de Lima, A. G. Drying and energy technologies. Switzerland: Springer International Publishing Switzerland, 2016.
  8. PUZZI, D. Abastecimento e armazenamento de grãos. Campinas. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 666, 2000.
  9. SILVA, I. G. Desidratação de banana em secador solar: Viabilidade técnica e econômica: 2010. 108 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - UFAC, Rio Branco, 2010.
  10. SOUZA, C. M. A. de; QUEIROZ, D. M. de;
  11. LACERDA FILHO, A. F. de. Simulação do processo de secagem de sementes de milho em camada fixa. Scientia Agricola, v. 59, p. 653- 660, 2002

Como Citar

Campos, M. de S. ., Costa, D. R. da ., Silva , J. do N. ., Vale, W. G., Andrade, V. J. S. ., & Massaranduba, W. D. M. . (2024). Construção e teste de um secador solar de grãos a baixo custo. Scientific Electronic Archives, 17(2). https://doi.org/10.36560/17220241888