Resumo
A pandemia de COVID-19 trouxe inúmeros desafios para a sociedade, afetando todos os aspectos de nossas vidas, inclusive a educação. Com as restrições impostas para conter a propagação do vírus, muitas escolas e instituições de ensino superior tiveram que adotar o ensino remoto como forma de continuar oferecendo educação aos estudantes. Embora o ensino remoto tenha permitido a continuidade da educação em tempos de crise, é necessário considerar que essa transição provocou impactos significativos na qualidade do ensino. Podemos citar como exemplos, a falta de acesso adequado à internet e de dispositivos tecnológicos que foram um obstáculo para muitos estudantes, especialmente aqueles de comunidades de baixa renda, resultando em desigualdades educacionais. Nesse sentido, O presente estudo teve por escopo refletir sobre a COVID-19 e os impactos do ensino remoto na qualidade do ensino. Na realização da pesquisa, optou-se pela revisão bibliográfica. Visando uma melhor estruturação teórico-metodológica, essa pesquisa alicerçou-se nas ideias de autores como Mata; Marconi e Lakatos; IBGE; Senado Federal e outros. É importante ressaltar que o ensino remoto não pode ser visto como um substituto ideal para o ensino presencial. Embora tenha sido uma solução emergencial durante a pandemia, o ensino presencial oferece benefícios únicos, como interação direta, atividades práticas e imersão completa no ambiente educacional.
Referências
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