Resumo
A abordagem no ensino de Ciências na educação do campo alinha-se com uma formação baseada nos princípios da agroecologia, que inclui a orientação dos indivíduos na construção do conhecimento, a partir de uma visão holística e de acordo com a realidade das comunidades. O presente artigo busca, a partir de uma revisão sistemática da literatura nas bases de bases de dados: SciELO, Web of Science, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Educational Resources Information Center e Revista Brasileira de Educação do Campo, apresentar um panorama sobre a realidade dos estudos sobre o ensino de Ciências em cursos técnicos de Agroecologia na educação do campo, visando sintetizar os aspectos relevantes, bem como identificar as lacunas existentes para aprofundamento nesta temática. A partir da revisão sistemática e análise documental realizadas, dos 280 trabalhos identificou-se poucos estudos (07) sobre assunto. Assegurar um ensino básico e de qualidade longe dos moldes apenas tecnicistas impostos à educação profissional é um desafio, onde é necessário estabelecer estratégias que sejam incorporadas à construção dos currículos dos cursos, que garantam o acesso a formação agroecológica e a permanência dos camponeses nos territórios.
Referências
- AMORIM, A. F. C.; SOUZA, D. R. A. As implicações da base nacional comum curricular para a educação no/do campo. Revista Formação, São Paulo, v. 28, n. 53, p. 541-567, 2021.
- ANAP. Revolução agroecológica: o movimento de camponês a camponês na ANAP em Cuba. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões. 2012
- CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
- HISTÓRIA SOCIAL DO CAMPESINATO. Apresentação geral. São Paulo, UNESP, Brasília MDA, 2008/2009. 9 volumes.
- GHIZELINI, A. M.; ARAGUÃO, L. Campesinato e Agricultura Familiar: divergências e convergências para o reconhecimento e fortalecimento da agricultura de base familiar. Sinais, v. 1, n. 23, p. 91-111, 2019.
- MARCOS, V. Agroecologia e campesinato: uma nova lógica para a agricultura do futuro. Agraria, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 182- 210, 2017.
- MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B.; TOELENTINO-NETO, L. C. B. Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, v.18, n. 40, p. 22-34, 2022.
- MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 25, n.48, p. 06-18, 2015.
- MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Estratégias Político Pedagógicas na formação de educadores do campo. In Licenciaturas em Educação do Campo - Registros e reflexões a partir das experiências piloto.(UFMG;UnB; UFS e UFBA) (Orgs.) Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
- MOLINA, M. C. Análises de Práticas contra-hegemônicas na formação de Educadores: reflexões a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: SOUZA, José Vieira (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Editora Autores Associados, 2014, Campinas, SP.
- MOLINA, M. C. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 140, p.587-609, 2017.
- SILVA, A. L. S.; LOPES, S. G. Ensino de Ciências da Natureza e Educação do Campo: apontamentos didáticos na perspectiva freireana. 2019. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1664_29062019182935.pdf Acesso em: 12 jul. 2023.
- SOUSA, R. P. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 140, p.631-648, 2017.
- SOUSA, R. da P. Educación profesional y sabidurías de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología política. Tese (Doutorado em Agroecologia) – Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, 2015.
- VERDÉRIO, A. A Materialidade da Educação do Campo e sua incidência nos processos formativos que a sustentam: uma Análise acerca do Curso de Pedagogia da Terra na UNIOESTE. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Curitiba – PR, 2010